spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
BlogPopulação de Natal está insatisfeita com o transporte público, aponte pesquisa

População de Natal está insatisfeita com o transporte público, aponte pesquisa

Divulgada nesta quinta-feira (27), uma pesquisa inédita entrevistou 603 usuários do transporte público em todas as regiões da capital potiguar, revelando um alto nível de insatisfação com o serviço. Segundo os dados, 60,86% dos entrevistados estão descontentes com o transporte público de forma geral.

Os usuários avaliaram aspectos cruciais do serviço ofertado em Natal, incluindo pontualidade dos ônibus, cobertura das linhas, limpeza dos veículos, segurança, lotação e disponibilidade de informações. Estes critérios foram escolhidos para cobrir os elementos que impactam a experiência dos passageiros e a eficiência do sistema de transporte público.

A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados, quase 75%, utiliza o transporte público diariamente, pegando ônibus, micro-ônibus ou vans. Uma pequena parcela (2,32%) informou que utiliza trens e outros meios de transporte (1%).

De forma geral, 60,86% dos entrevistados afirmaram que não estão satisfeitos com o sistema de transporte público, sendo que 19,07% estão “muito insatisfeitos” e 41,79% “insatisfeitos”. Já 24,21% disseram ser indiferentes, enquanto 14,59% apontaram estar satisfeitos com o transporte público e apenas 0,33% disseram estar muito satisfeitos.

A pontualidade dos ônibus foi um dos aspectos mais criticados pelos usuários. Dos entrevistados, 33% consideram que o serviço é “às vezes pontual, às vezes atrasado”, enquanto 22% afirmam que os ônibus são “frequentemente atrasados” e 26% disseram que os veículos estão “sempre atrasados”. Apenas 5% dos entrevistados disseram que os horários são pontuais.

Rubens Ramos, professor da UFRN e especialista em Transportes, comentou que os resultados da pesquisa refletem a percepção geral da sociedade sobre a qualidade do transporte público. “Os resultados da pesquisa refletem o que a sociedade já conhece da qualidade do transporte,” afirmou Rubens Ramos.

O estudo foi realizado pelo Instituto Exatus, a pedido do jornal Agora RN, e constitui uma análise pioneira sobre a situação do transporte público em Natal. Os resultados destacam a necessidade urgente de melhorias no sistema para atender melhor a população e aumentar a satisfação dos usuários.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Gonçalves tem histórico de votos contra mais pobres e a favor de privilegiados

Único deputado federal do Rio Grande do Norte que...

MLB fará ato em Natal contra criminalização dos movimentos sociais

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas...

Filiado há apenas um ano ao PSDB, Styvenson vai trocar de partido pela 3ª vez

O senador Styvenson Valentim, filiado há apenas um ano...

RN é atingido por mais de 4 mil raios em 24 horas

Entre as 17h da quarta-feira (4) e as 15h...

Prefeita Nilda entrega equipamentos e reforça compromisso com a educação na Escola Eva Lúcia de Mendonça

A prefeita Nilda realizou, nesta sexta-feira (06), a entrega...

Assistência jurídica facilita retificação de nome e gênero para pessoas trans em Macaíba

Desde 2025, o acesso ao direito ao próprio nome...

Ministério Público Federal encaminha denúncia sobre atuação de Epstein em Natal

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte...

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...