spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
CidadesNatalMPRN emite recomendação urgente para resolver alagamentos na ZN

MPRN emite recomendação urgente para resolver alagamentos na ZN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação urgente para que a Prefeitura de Natal tome medidas imediatas para resolver os alagamentos na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. A recomendação solicita que o executivo municipal atue prontamente para mitigar os impactos das enchentes que têm deixado os moradores ilhados há um mês.

Segundo o MPRN, o município deve agir sem demora para implementar soluções efetivas de drenagem das águas acumuladas, que causam transtornos significativos à população da comunidade. A promotora de Justiça, Gilka da Mata, convocou representantes municipais para uma audiência na próxima quinta-feira (11), na sede das Promotorias de Justiça de Natal, em Lagoa Nova. Durante a audiência, a 45ª promotoria de Justiça de Natal espera que seja apresentado um plano detalhado, com prazos definidos, sobre as medidas que serão adotadas para resolver os alagamentos no Cavaco Chinês.

A recomendação também orienta a realização de reuniões preparatórias com os participantes da vistoria e outros colaboradores envolvidos, para assegurar uma abordagem coordenada e eficiente para o problema. Além disso, o MP destacou a necessidade de um planejamento rigoroso e específico para enfrentar os desafios habitacionais e de infraestrutura urbana que contribuem para os alagamentos na comunidade.

A comunidade Cavaco Chinês tem enfrentado alagamentos recorrentes, que deixaram os moradores ilhados e sem condições adequadas de mobilidade. Na última semana, o MPRN recebeu reclamações da população local, que alegaram omissão por parte do Município de Natal em adotar medidas emergenciais para resolver a situação.

Na sexta-feira (5), a equipe da 45ª Promotoria de Justiça realizou uma vistoria na comunidade para avaliar a situação e compreender a localização sob o aspecto urbanístico da cidade. Além do MPRN, a vistoria contou com a participação de representantes da SEINFRA, SEMURB, Defesa Civil do Município e do RN, DER e Corpo de Bombeiros do RN.

A promotora de Justiça Gilka da Mata explicou que um dos principais objetivos da vistoria foi ouvir a comunidade para avaliar soluções emergenciais. “Essa é uma área reconhecida pelo Plano Diretor de Natal como área especial de interesse social. Mas, no Plano de Drenagem do Município, não foram previstas intervenções para a comunidade. É uma área que não pode ser desprezada, existem vidas e famílias residindo aqui, já sabemos e inclusive reconhecemos isso”, destacou a promotora.

A região da comunidade Cavaco Chinês faz parte da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9), mas é reconhecida como Área Especial de Interesse Social (AEI), o que significa que as construções não são consideradas irregulares.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...

RN amplia ações institucionais no enfrentamento à intolerância religiosa

Celebrado em fevereiro, o Dia Nacional de Combate à...

Gestão Nilda acelera obras nas escolas e garante mais qualidade no retorno às aulas

A gestão da prefeita Nilda segue firme no compromisso...

Foi-se o Bloquinho? realiza baile em Ponta Negra e celebra legado de Gilberto Gil

Em seu terceiro ano consecutivo, o Foi-se o Bloquinho?...

Lula dá régua e compasso ao povo brasileiro

“A única coisa que eu não discuto é a...