spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arte e culturaTeatro Alberto Maranhão abre solicitação de pautas para o segundo semestre de...

Teatro Alberto Maranhão abre solicitação de pautas para o segundo semestre de 2025

Reaberto em 2021, após mais de seis anos fechado ao público e à classe artística, o Teatro Alberto Maranhão (TAM) se consolida como um dos principais e mais ativos equipamentos culturais gerenciados pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação José Augusto (FJA). O acesso à pauta ocorre de forma transparente a cada semestre. As inscrições para o período de julho a dezembro de 2025 foram abertas na última segunda-feira (20) e as solicitações podem ser encaminhadas até o dia 21 de fevereiro.

“Com uma programação rica e diversificada, o Teatro Alberto Maranhão segue como um dos grandes pilares da cultura e da economia criativa do Rio Grande do Norte, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a inclusão social”, declarou o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias. Patrimônio tombado pelo IPHAN, o TAM funciona de domingo a sábado, das 8h às 17h, para visitação, e em outros horários a depender da pauta dos espetáculos.

Para solicitação de formulários de pauta e dirimir dívidas em geral, produtores (as) culturais, artistas e demais pessoas interessadas devem entrar em contato com o setor administrativo do TAM pelo número: (84) 98116-7941. O e-mail para o envio do formulário preenchido é o tam@fja.rn.gov.br. “Todas as solicitações serão analisadas com bastante critério, para que tenhamos novamente uma agenda repleta de atrações para todas as faixas etárias, das mais variadas vertentes artísticas”, assegurou o diretor do TAM, Ronaldo Costa.

RELATÓRIO – O Teatro Alberto Maranhão (TAM) encerrou o ano de 2024 consolidando sua relevância no cenário cultural potiguar e brasileiro. Durante o ano comemorativo de seus 120 anos, o TAM recebeu 294 espetáculos, atraindo um total de 94.538 espectadores, o que representa uma média de 321 pessoas por apresentação. Com capacidade para 600 lugares, o teatro alcançou uma taxa de ocupação de 53,5%, reafirmando seu papel como um dos principais equipamentos culturais da região.

Diversidade de linguagens artísticas – Durante todo o ano, o TAM promoveu uma programação variada que incluiu teatro, música, dança, humor, eventos corporativos, literatura e audiovisual. A modalidade teatro liderou as apresentações, com 131 eventos, correspondendo a 44,6% do total, seguido por dança (92 apresentações) e música (52 apresentações). Além disso, houve seis shows de stand-up, oito eventos corporativos e algumas atividades ligadas à literatura e ao audiovisual.

Os meses de maio, setembro e novembro foram os mais movimentados, registrando 39, 36 e 35 apresentações, respectivamente. Essa concentração reflete o sucesso de iniciativas como o “Projeto Escola”, que promoveu 61 sessões para estudantes das redes pública e privada.

Democratização do acesso à cultura – Uma das marcas do TAM em 2024 foi a promoção da inclusão cultural. Foram realizados 16 espetáculos acessíveis e uma série de apresentações gratuitas ou a preços populares, reafirmando o compromisso do teatro com a democratização do acesso à cultura. A diversidade também foi destaque, com produções de artistas locais e nacionais, além de eventos que dialogaram com diferentes públicos.

Entre os eventos mais relevantes, destacam-se o “Abril das Artes”, que trouxe uma programação especial em comemoração ao aniversário do teatro, o evento de sanção da lei que criou a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e os concorridos concertos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Outros pontos altos incluíram festivais de dança e teatro, como o I Festival Nacional de Dança de Natal, apresentação do grupo Carmin com o espetáculo “Jacy” e a estreia do espetáculo Clenôrys & Clenyldes, do grupo Casa de Zoé.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img