spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
EducaçãoRN intensifica superação do analfabetismo e ultrapassa os 28 mil estudantes atendidos...

RN intensifica superação do analfabetismo e ultrapassa os 28 mil estudantes atendidos pela EJA

RN intensifica superação do analfabetismo e ultrapassa os 28 mil estudantes atendidos pela EJA

Em sintonia com o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Rio Grande do Norte tem se destacado pela implementação de três ações estruturantes que articulam alfabetização, permanência escolar e qualificação docente. A estratégia, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, envolve todas as 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) do estado e mobiliza municípios em regime de colaboração.

Uma das frentes de atuação é o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Somando as etapas em vigência, 7.095 mil alfabetizandos estão sendo atendidos, distribuídos entre áreas urbanas, rurais e comunidades específicas, como povos tradicionais, pessoas idosas e grupos LGBTQIA+.

A Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), lançada em 2021, já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares, utilizando uma abordagem freiriana que valoriza práticas culturais e comunitárias no processo de letramento. A ação é reconhecida nacionalmente e foi um dos motivos para o RN ser escolhido pelo MEC como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste no ano passado.

Atualmente, o estado conta com 202 escolas ofertando a EJA. Só em 2025, são 1.824 estudantes nos anos iniciais do Fundamental, 5.950 nos anos finais e 13.916 no Ensino Médio matriculados na rede estadual de educação, totalizando 21.690 estudantes.

“Queremos consolidar uma política de alfabetização e continuidade escolar construída com diálogo e pertencimento. Nossa rede está se preparando para, a partir de 2026, incluir a matrícula da alfabetização de jovens, adultos e pessoas idosas na oferta geral da rede estadual de ensino, uma conquista já aprovada pelo Conselho Estadual de Educação”, explica a secretária de Educação do RN, Socorro Batista. “Isso representa um novo marco civilizatório, onde o direito à alfabetização deixa de ser uma política pontual para se tornar estruturante no currículo da rede estadual.”

Outra importante medida é a ampliação do Programa Pé de Meia para estudantes da EJA com idade entre 19 e 24 anos. Em 2024, 3.882 jovens foram ativados para receber o benefício. Já em 2025, o número saltou para 4.820 estudantes elegíveis até abril, representando um aumento significativo da permanência escolar. Esse avanço se reflete também no crescimento das matrículas: 20% a mais no Ensino Médio e 11% no Ensino Fundamental em relação ao ano anterior.

A terceira ação é o investimento em formação continuada para educadores da EJA. A SEEC realiza encontros presenciais por polos formativos e formações em serviço, com apoio da UNDIME, CONSED e instituições parceiras como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Fundação Getúlio Vargas. Em 2024, o ciclo formativo teve como tema central “EJA e Projeto Político de Sociedade: equidade e democracia”, abordando diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão de pessoas com deficiência.

“Estamos fortalecendo as ações com base em um olhar social e territorial. As formações estão chegando aos professores, e estamos envolvendo os movimentos sociais e culturais nos processos de mobilização”, afirma Liz Araújo, chefe da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, setor responsável pela EJA na SEEC.

Com o reforço das parcerias institucionais e o engajamento dos educadores, o RN avança no enfrentamento ao analfabetismo com foco na continuidade da formação acadêmica e no fortalecimento da cidadania de jovens, adultos e pessoas idosas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...

o #MeGuia traz as atrações culturais de 05 a 09/02

Entre quinta-feira, 5, e segunda-feira, 9 de fevereiro, Natal...

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...

RN amplia ações institucionais no enfrentamento à intolerância religiosa

Celebrado em fevereiro, o Dia Nacional de Combate à...

Gestão Nilda acelera obras nas escolas e garante mais qualidade no retorno às aulas

A gestão da prefeita Nilda segue firme no compromisso...