spot_img
spot_img

I Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato movimenta o Mercado Público de Martins e resgata tradição local

Fotos: Kayo Gutierres

No último sábado, 3 de maio, o Mercado Público Municipal de Martins voltou a ser palco de encontros, sabores e cultura com a realização da I Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento marcou o início de uma nova fase para o prédio histórico, que há anos estava quase sem uso e agora passa a ser utilizado como espaço de valorização da produção local e da tradição martinense, como compromisso assumido pelo prefeito em campanha.

Com barracas repletas de frutas, verduras, licores, mel, comidas típicas e artesanato feito por mãos da terra, a feira foi um verdadeiro retrato da riqueza da agricultura familiar e da criatividade dos artesãos da cidade. A animação ficou por conta do tradicional forró pé de serra, com direito a uma animada quadrilha puxada por Chico Mantega, figura querida e conhecida por comandar as festas juninas em Martins.

Fabiana, artesã que produz peças em cerâmica ao lado de sua irmã, e do seu irmão que produz peças em madeira destacou a importância do espaço e da valorização do artesanaro nessa gestão. “Chega a ser emocionante ver nosso trabalho exposto em um lugar tão bonito e cheio de vida. Estamos tendo agora a oportunidade de mostrar nosso artesanato, nossa cultura, e a feira só veio a alavancar essa oportunidade de todos verem o arte dos martinenses”, disse.

Já a agricultora Aurizete, que levou suas comidas feitas com alimentos direto da roça, comemorou a realização do evento: “É um momento muito importante para todos nós da agricultura familiar. Espero que essa seja só a primeira de muitas feiras. O prefeito está de parabéns pela sensibilidade e por abrir esse espaço para o povo”, destacou feliz.

Para o prefeito Cesar Móveis, a feira é um passo importante para devolver ao Mercado Público seu papel original: ser um ponto de encontro do povo, onde a produção local é valorizada e a cultura é celebrada. “Estamos resgatando as feiras de Martins e dando espaço ao que é nosso. É assim que queremos fortalecer nossa identidade e gerar oportunidade para nossa gente”, afirmou o gestor.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Gileno de Oliveira, o secretário municipal de Agricultura, Abraão Maximiano, demais secretários municipais, dos deputados João Maia e Isolda Dantas, e do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, reforçando o apoio das esferas estadual e federal à iniciativa.

A feira é o primeiro passo de um projeto maior que pretende realizar edições periódicas no local, transformando o Mercado Público em um espaço vivo, de economia criativa, cultura popular e fortalecimento da identidade martinense.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img