spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
EconomiaChina abre mercado para 183 novas empresas brasileiras de café em meio...

China abre mercado para 183 novas empresas brasileiras de café em meio a tarifaço dos EUA

Enquanto os Estados Unidos impõem barreiras à exportação de café brasileiro, a China caminha na direção oposta. A Embaixada da China no Brasil anunciou, nas redes sociais, a autorização para que 183 novas empresas brasileiras possam exportar café ao país asiático. A medida entrou em vigor no dia 30 de julho, com validade de cinco anos, exatamente no mesmo dia em que o governo de Donald Trump oficializou o tarifaço sobre o café nacional, com taxação de 50% a partir de 6 de agosto.

.

Segundo dados divulgados pelos chineses, o consumo da bebida no país ainda é considerado baixo, com média de apenas 16 xícaras per capita por ano, bem distante da média global de 240. No entanto, o mercado chinês já mostra sinais de crescimento acelerado: entre 2020 e 2024, as importações líquidas de café aumentaram em 13,08 mil toneladas. “O café vem conquistando espaço no dia a dia dos chineses”, celebrou a Embaixada.

.

Nova rota em meio a incertezas

A abertura do mercado chinês surge em um momento de apreensão para o setor cafeeiro brasileiro, após os Estados Unidos, principal destino do café nacional — imporem uma tarifa de 50% ao produto. De janeiro a junho de 2025, os EUA importaram 3,3 milhões de sacas de 60 quilos de café brasileiro, representando cerca de 23% das exportações totais, principalmente da variedade arábica, essencial para a indústria de torrefação norte-americana.

.

No mesmo período, a China ocupou a décima posição entre os compradores, com 529 mil sacas importadas, volume 6,2 vezes menor do que o adquirido pelos americanos. Ainda assim, com o novo cenário, o país asiático pode se tornar um destino estratégico para escoar o excedente.

.

Café fora da lista de exceções

A Ordem Executiva assinada por Donald Trump incluiu cerca de 700 exceções à taxação, como suco de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, mas o café ficou de fora. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) informou que segue em tratativas para tentar incluir o produto entre os itens isentos do tarifaço.

.

Já o Ministério da Agricultura e o próprio Cecafé ainda não se manifestaram oficialmente sobre a ampliação das exportações para a China. Para pesquisadores do Cepea (Esalq/USP), o momento exige “agilidade logística e estratégia comercial para mitigar os prejuízos à cadeia produtiva nacional”.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Câmara mantém processo de cassação; vereadora denuncia perseguição

A vereadora Brisa Bracchi (PT) disse que não vai...

Operação da PF que envolve Allyson Bezerra apreendeu R$ 219 mil em sete locais

A operação para desarticular um suposto esquema criminoso de...

Silêncio predomina entre aliados estaduais e locais de Allyson

O prefeito de Mossoró e pré-candidato ao governo do...

Após operação da PF, Fátima cobra investigação “até o fim” sobre desvios na saúde

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra...

”Candidatíssima ao Senado”, diz Fátima, e reafirma projeto no RN

Ao afirmar, sem rodeios, que é “candidatíssima ao Senado”,...

Prefeito de Ielmo Marinho é preso em flagrante ao tentar se desfazer de dinheiro e celular durante operação

O prefeito de Ielmo Marinho,  Fernando Batista Damasceno (MDB),...

Justiça Eleitoral do RN mantém cassação de prefeito e vice de Itaú

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte...

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...