spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
SaúdePacientes e familiares do Caps Oeste II protestam em Natal por falta...

Pacientes e familiares do Caps Oeste II protestam em Natal por falta de psiquiatras

Pacientes e acompanhantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Oeste II, em Natal, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (1º) para denunciar a falta de médicos psiquiatras na unidade. Segundo os manifestantes, a ausência de especialistas tem feito com que laudos psiquiátricos sejam emitidos por médicos generalistas, o que gera problemas para o reconhecimento desses documentos por órgãos públicos.

.

“É motivo de humilhação ter esse direito negado. Eles não aceitam laudos dos clínicos gerais. Precisamos de um psiquiatra e não é para hoje não, é para ontem. É porque não são eles que estão precisando, por isso fazem isso com a gente”, afirmou Cleone Cláudia Araújo da Silva, mãe de uma paciente acompanhada pelo Caps Oeste II.

.

De acordo com os familiares, a falta de psiquiatras vem se repetindo desde fevereiro. Sem os laudos corretos, pacientes têm perdido direitos à gratuidade no transporte público e até benefícios do INSS, que também não aceita laudos emitidos por clínicos gerais.

.

“O psiquiatra precisa assinar esse laudo pra gente e isso não está acontecendo. A unidade tem apenas dois médicos generalistas e o laudo que o clínico geral faz, a perícia médica não aceita”, reclama Cleone.

.

Posicionamento da Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que o Caps Oeste II conta com um médico psiquiatra e dois clínicos com especialização em saúde mental, que prestam todos os acolhimentos aos usuários atendidos no local. A secretaria também destacou que a farmácia do serviço dispõe de todos os medicamentos disponibilizados pelo município e realiza a distribuição regular aos pacientes.

.

Histórico de problemas na rede psicossocial

Em 31 de julho de 2024, o Caps III Leste – Dr. André Luís, no bairro de Petrópolis foi fechado, por interdição da Vigilância Sanitária devido à falta de condições estruturais mínimas.

.

Os pacientes, responsáveis por cerca de dois mil atendimentos mensais, foram transferidos para o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas (APTAD), em Neópolis. Na ocasião, a SMS prometeu uma sede temporária no bairro de Santos Reis até o final de 2024, mas o espaço ainda não foi inaugurado.

.

Durante o período de transição, os usuários foram orientados a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seus territórios ou, em casos de urgência, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do município ou no Hospital dos Pescadores (Hospesc).

.

O protesto desta quarta reflete a insatisfação de pacientes e familiares com os impactos da falta de psiquiatras, que afeta não apenas o atendimento clínico, mas também o acesso a direitos garantidos por lei.

.

*Com informações do Saiba Mais

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img