spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
CidadesExtremozVentos fortes espalham areia sobre ruas e calçadões, causando acidentes na Grande...

Ventos fortes espalham areia sobre ruas e calçadões, causando acidentes na Grande Natal

Os ventos intensos que marcam o período entre agosto e outubro no litoral do Rio Grande do Norte estão provocando transtornos em diferentes pontos da Grande Natal. O fenômeno, comum nesta época do ano, tem espalhado areia sobre vias e calçadões, transformando o cenário em risco para motoristas, motociclistas e pedestres.

.

Na manhã desta segunda-feira (6), uma professora caiu da moto que pilotava ao derrapar na areia acumulada sobre o asfalto da Avenida Litorânea, na praia da Redinha Nova, em Extremoz. O local vem sendo um dos mais afetados pela invasão de areia trazida pelo vento, que constantemente cobre a pista e dificulta o tráfego.

.

Moradores relatam que o problema é recorrente e que acidentes como o da professora acontecem com frequência. Mesmo após limpezas realizadas pelo poder público, o vento volta a cobrir o asfalto em poucos dias.

.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) informou que está ciente da situação e que realiza ações periódicas de retirada da areia. A última limpeza aconteceu na quinta-feira passada, mas, segundo o órgão, uma nova equipe será enviada nos próximos dias para reforçar o trabalho. “Os ventos fortes fazem com que a areia volte rapidamente à pista, exigindo manutenção constante”, explicou o DER em nota.

.

Na capital potiguar, a Praia do Forte enfrenta o mesmo desafio. A areia vinda da faixa litorânea cobre o calçadão e chega a invadir parte da pista, especialmente no trecho entre a Praça da Bíblia e as quadras esportivas próximas ao viaduto de Santos Reis.

.

O acúmulo tem gerado preocupação entre comerciantes da região, que relatam prejuízos e redução no movimento de clientes.

.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informou que realiza limpeza manual todos os dias e mecanizada semanalmente na área. Com o aumento da intensidade dos ventos nos últimos meses, o órgão reforçou as equipes de varrição e retirada de areia para manter o espaço limpo e seguro para pedestres e ciclistas.

.

De acordo com a Urbana, o serviço será intensificado durante todo o mês de outubro, período em que o vento tende a soprar com mais força na faixa litorânea.

.

A situação nas praias da Grande Natal é reflexo direto das condições climáticas típicas do segundo semestre, quando as rajadas de vento ultrapassam os 50 km/h. O fenômeno natural, somado à falta de barreiras vegetais em alguns trechos, facilita o deslocamento da areia das dunas para as áreas urbanas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img