spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Assembleia Legislativa do RNVereadores Mirins de Tenente Laurentino visitam Assembleia Legislativa do RN

Vereadores Mirins de Tenente Laurentino visitam Assembleia Legislativa do RN

A manhã desta quinta-feira (27) foi marcada por aprendizado e inspiração na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que recebeu a visita da Câmara Mirim do município de Tenente Laurentino Cruz. A iniciativa faz parte do projeto Vereador Mirim, idealizado pela vereadora Regiane Macedo, e reúne nove jovens parlamentares, oito meninas e um menino, de 13 a 15 anos, que já vivenciam na prática o funcionamento do Poder Legislativo.

Durante a visita, os estudantes conheceram o Memorial do Legislativo, o plenário e setores internos que compõem a estrutura de funcionamento da Casa. A proposta da experiência é aproximar a juventude da política, estimulando a participação cidadã e o protagonismo social desde cedo.

A presidente da Câmara Mirim, Ana Maria de Souza Araújo, falou sobre a experiência com entusiasmo e maturidade. “Hoje visitamos o memorial e agora estamos aqui na Assembleia. Está sendo um prazer enorme estar presente. Percebemos o quanto são importantes tanto o memorial quanto o funcionamento da Casa Legislativa, e com certeza levaremos muitos ensinamentos para a nossa cidade”, destacou.

Ana Maria também explicou como funciona o projeto, ressaltando que os jovens têm mandato de nove meses, com direito a apresentação de indicações, requerimentos e até projetos de lei, que, após tramitação simbólica na Câmara Mirim, são encaminhados para análise pelos parlamentares municipais.

A vereadora Regiane Macedo, responsável pela implantação da Câmara Mirim em Tenente Laurentino, reforça que o objetivo principal do projeto é transformar a forma como a política é vista pelas novas gerações: “Queríamos uma política diferente, sem assistencialismo. Uma política de cidadania, onde eles tivessem o desejo de cuidar da sua cidade e acompanharem sua evolução.

Eles viveram todo o processo eleitoral: fizeram campanha, tiveram jingles, paródias e votaram pela primeira vez em urna eletrônica. Não existiam partidos, o partido deles eram as escolas.

Hoje eles exercem o mandato e já têm propostas aprovadas.” Entre as iniciativas apresentadas pelos jovens parlamentares, destaca-se o projeto de lei que cria o Programa Jovem Aprendiz Municipal, voltado para adolescentes de 13 a 15 anos, uma demanda levantada diretamente pela juventude da cidade e que já está em andamento para implementação.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...

Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

A série documental Musicadelphia será lançada nesta quarta-feira (28),...

PF mira desvios na saúde no RN; prefeito de Mossoró entre alvos

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a...