spot_img
spot_img
Assembleia Legislativa do RNVereadores Mirins de Tenente Laurentino visitam Assembleia Legislativa do RN

Vereadores Mirins de Tenente Laurentino visitam Assembleia Legislativa do RN

A manhã desta quinta-feira (27) foi marcada por aprendizado e inspiração na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que recebeu a visita da Câmara Mirim do município de Tenente Laurentino Cruz. A iniciativa faz parte do projeto Vereador Mirim, idealizado pela vereadora Regiane Macedo, e reúne nove jovens parlamentares, oito meninas e um menino, de 13 a 15 anos, que já vivenciam na prática o funcionamento do Poder Legislativo.

Durante a visita, os estudantes conheceram o Memorial do Legislativo, o plenário e setores internos que compõem a estrutura de funcionamento da Casa. A proposta da experiência é aproximar a juventude da política, estimulando a participação cidadã e o protagonismo social desde cedo.

A presidente da Câmara Mirim, Ana Maria de Souza Araújo, falou sobre a experiência com entusiasmo e maturidade. “Hoje visitamos o memorial e agora estamos aqui na Assembleia. Está sendo um prazer enorme estar presente. Percebemos o quanto são importantes tanto o memorial quanto o funcionamento da Casa Legislativa, e com certeza levaremos muitos ensinamentos para a nossa cidade”, destacou.

Ana Maria também explicou como funciona o projeto, ressaltando que os jovens têm mandato de nove meses, com direito a apresentação de indicações, requerimentos e até projetos de lei, que, após tramitação simbólica na Câmara Mirim, são encaminhados para análise pelos parlamentares municipais.

A vereadora Regiane Macedo, responsável pela implantação da Câmara Mirim em Tenente Laurentino, reforça que o objetivo principal do projeto é transformar a forma como a política é vista pelas novas gerações: “Queríamos uma política diferente, sem assistencialismo. Uma política de cidadania, onde eles tivessem o desejo de cuidar da sua cidade e acompanharem sua evolução.

Eles viveram todo o processo eleitoral: fizeram campanha, tiveram jingles, paródias e votaram pela primeira vez em urna eletrônica. Não existiam partidos, o partido deles eram as escolas.

Hoje eles exercem o mandato e já têm propostas aprovadas.” Entre as iniciativas apresentadas pelos jovens parlamentares, destaca-se o projeto de lei que cria o Programa Jovem Aprendiz Municipal, voltado para adolescentes de 13 a 15 anos, uma demanda levantada diretamente pela juventude da cidade e que já está em andamento para implementação.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Após fim da Lei Magnitsky, Marinho diz que Bolsonaro foi “usado” por Trump

O senador Rogério Marinho (PL) insinuou que o ex-presidente...

por que o Brasil precisa de uma nova Comissão da Verdade

A 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos produziu algo...

Deputados federais do RN empenharam R$ 82,6 milhões em emendas Pix em 2025

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte...

O que é o “PL da Dosimetria” e por que está mobilizando protestos

Na madrugada da última quarta-feira, 10 de dezembro, em...

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img