spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesCadu admite possibilidade “mínima” de Fátima ficar no governo

Cadu admite possibilidade “mínima” de Fátima ficar no governo

O secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte e pré-candidato a governador pelo PT, Cadu Xavier, não descarta a possibilidade da governadora Fátima Bezerra continuar no cargo até o fim de 2026 e ficar de fora da disputa ao Senado na próxima eleição. A declaração de Cadu foi feita em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan News Natal nesta quarta-feira (10). A possibilidade surge depois de especulações, nas últimas semanas, de que o vice-governador Walter Alves (MDB) poderia desistir de assumir o governo em abril em razão da crise fiscal do estado. Cadu Xavier negou a existência da crise financeira, mas confirmou a resistência de Walter, embora tenha dito que ele nunca conversou com Fátima a respeito do assunto.

“A nossa intenção é que o vice-governador Walter termine esse processo de transição que nós iniciamos juntos, com a participação dele, com indicação dele de nomes, que ele assuma o governo em primeiro de abril. Se ele não assumir, abre-se uma tampa que tudo pode acontecer”, disse o secretário da Fazenda.

Questionado sobre a possibilidade de Fátima se manter no governo até o final do mandato, ele confirmou, embora a chance seja “mínima”. “Existe a possibilidade, que eu diria que é mínima, da governadora Fátima se manter no cargo. É uma possibilidade”, continuou.

Ainda segundo Xavier, a pré-candidatura de Fátima não é um projeto pessoal, mas parte dos planos do PT e do presidente Lula.

“A pré-candidatura da governadora Fátima ao Senado Federal não é um projeto pessoal dela. É uma missão dada pelo presidente Lula para aumentar a presença das forças progressistas no Senado Federal, que é muito importante para a manutenção da democracia no Brasil em 2026”, afirmou Cadu.

Walter fica?

De acordo com Cadu Xavier, o processo de sucessão do governo entre Fátima e Walter começou neste ano, inclusive com indicações do vice para o primeiro escalão do governo. O ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), Luciano Santos assumiu a Secretaria Extraordinário de Assuntos Federativos, e Sérgio Rodrigues foi nomeado como novo diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

“Então o processo de transição se inicia da forma mais correta possível, [com] a gente abrindo o governo do estado para o MDB num processo de transição para eles começarem a entender e começarem a contribuir de uma forma mais efetiva na gestão do estado. E paralelamente a isso, foi criada pelo vice-governador uma comissão para fazer essa transição do ponto de vista da gestão fiscal e financeira do estado. Ele trouxe duas pessoas para fazer esse processo para ele, de forma muito responsável, é preciso dizer, e a gente contribuiu com uma pessoa nossa lá da Sefaz [Secretaria da Fazenda]”, explicou Cadu.

“O fato novo é que há mais ou menos três semanas se tornou público que o vice-governador começou a se posicionar colocando em dúvida se iria assumir ou não. Importante colocar que ele nunca conversou com a governadora Fátima, nunca”, disse o titular da Sefaz.

Cadu Xavier disse que o Estado prevê restos a pagar para o próximo ano de cerca de R$ 1,5 bilhão, e negou que o crescimento da folha vai chegar a 40%. Segundo ele, esse crescimento ficaria entre 7% e 8% para o ano que vem. Para o chefe da Fazenda, do ponto de vista financeiro, não há motivos para Walter declinar de assumir o governo.

“Agora, quais os motivos levam o vice-governador a esse posicionamento, aí só quem pode dizer é ele. Não sei se ele vai ser candidato a deputado estadual, não sei, não sei. Eu não posso responder por Walter Alves”, frisou.

Cadu reafirma pré-candidatura ao governo

Mesmo com as incertezas para 2026, Cadu Xavier reforçou que mantém sua pré-candidatura a governador no próximo pleito e disse que não vê nenhum fato novo que o faça repensar isso.

“Desde fevereiro de 2025 a gente tá trabalhando nisso. A gente vem crescendo nas pesquisas, e mais do que pesquisa, eu sempre gosto de trabalhar com a sensação da gente enquanto cidadão. Eu tenho andado nas ruas, onde as pessoas me abordam. Então hoje a nossa pré-candidatura vem crescendo. A gente tem muita expectativa e confiança de que no processo eleitoral do ano que vem, com a entrada do presidente Lula nesse processo, nós vamos crescer ainda mais, porque quem defende os valores de Lula aqui no estado é a governadora Fátima e eu, do ponto de vista de processos majoritários”, apontou.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Em Parnamirim, Casa do rock lança bandas em audiovisual

A Casa do Rock, referência em Parnamirim (RN) na...

Fim da escala 6×1 gera efeito positivo na economia, diz supervisor do Dieese no RN

Debate acalorado que tomou conta do Brasil e causa...

Álvaro Dias deixou dívida de quase R$ 900 milhões em Natal

O ex-prefeito Álvaro dias (Republicanos) criticou a situação fiscal...

RN tem 22 municípios entre os 100 mais afetados pela desertificação no Nordeste

O avanço da desertificação no semiárido brasileiro ganhou um...

Defesa Civil interdita novas casas após transbordo de lagoa na Zona Norte

As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do...

ONG do RN ReforAMAR recebe selo nacional de transparência com nota máxima

O Selo Doar 2024-2027 é concedido a organizações da...

“RN reduz despesa com pessoal” e tem “melhora de indicadores fiscais”

O Rio Grande do Norte reduziu a despesa com...

Pré-candidatos enfrentam dificuldades para fechar “dobrada” ao Senado

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal pelo...

O “verdaval” do Seridó

Para quem transita nas estradas do Seridó, a angústia...