spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesGaroto que se vestiu com farda nazista em formatura em Mossoró pede...

Garoto que se vestiu com farda nazista em formatura em Mossoró pede desculpas

O adolescente que se vestiu com a farda de um soldado nazista do período da II Guerra Mundial, durante a festa de formatura do curso de Medicina no último sábado (10), em Mossoró, gravou um vídeo pedindo desculpas.

Peço desculpas a quem se sentiu ofendido, a quem se sentiu triste com essa situação, com minhas atitudes. Eu não sabia que repercussão isso poderia tomar”, começa o jovem.

O adolescente explica que comprou a fantasia em uma feira em Fortaleza e disse que sempre gostou de se fantasiar de personagens históricos, como Napoleão.

Pensei que fosse só mais um personagem, mas como vocês viram, não é. Peço desculpas também a minhas primas e minha família. Eu peço que me deem outra chance, pois estou errado, mas não sou um menino assim, sou um menino bom. Peço desculpas e que me perdoem”, finaliza no vídeo em que aparece sozinho.

O Ministério público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, instaurou um procedimento extrajudicial para a coleta de informações sobre o caso. A instituição recebeu diversas denúncias por meio de sua plataforma oficial.

A vereadora de Mossoró Plúvia Oliveira (PT) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT), juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da OAB, movimentos sociais, professores de instituições de ensino superior e representantes outros partidos políticos, protocolaram representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando a apuração de episódio.

A Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) de Mossoró também investiga o caso.

Em um dos registros, o menino aparece fazendo a saudação “Heil Hitler” (Salve Hitler), usada pelo Partido Nazista em sinal de culto à figura de Adolf Hitler (1889-1945).

A Master Produções e Eventos, responsável por organizar a festa, emitiu nota e afirmou que repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio.

A apologia ao nazismo é crime no Brasil, e não compactuamos, não toleramos e não aceitaremos esse tipo de conduta em eventos sob nossa responsabilidade. Com mais de 20 anos de atuação, a Master sempre pautou sua trajetória pelo respeito, diversidade, dignidade humana e responsabilidade social. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, e nos colocamos à disposição para colaborar com quaisquer esclarecimentos necessários“, traz a nota.

A Facene, faculdade onde a turma se formou, também emitiu uma nota de repúdio e disse que tal gesto é repugnante e afronta os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, o que é incompatível com os valores éticos, humanísticos e acadêmicos que orientam a instituição. A Facene também reforça que o evento não foi organização pela instituição, ainda assim, lamenta o ocorrido e o impacto ofensivo causado à comunidade.

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img