spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesMédico potiguar cria manual de atendimento à população trans

Médico potiguar cria manual de atendimento à população trans

A aproximação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, chama atenção para desafios enfrentados pela população trans, em especial o acesso à saúde pública de qualidade, ainda marcada por barreiras institucionais, despreparo profissional e ausência de protocolos claros. É nesse cenário que o Manual TRANScender de a assistência em saúde à pessoa trans se apresenta como uma ferramenta importante para fortalecer políticas públicas e transformar práticas no SUS.

Idealizado pelo cirurgião plástico potiguar Felipe Góis, o manual reúne orientações que vão do acolhimento inicial ao acompanhamento clínico e cirúrgico, com linguagem acessível e foco no cuidado humanizado. O propósito da publicação é ajudar profissionais de saúde a atender pessoas trans com mais segurança, respeito e informação.

“A medicina só cumpre seu papel quando se baseia em ciência, ética e empatia. Meu compromisso é militar através do conhecimento científico, para garantir que pessoas trans tenham acesso a uma saúde digna, segura e baseada em evidências”, afirma o médico.

Voltado a equipes multiprofissionais, o TRANScender dialoga diretamente com o Processo Transexualizador do SUS, apresentando caminhos para qualificar o atendimento e reduzir desigualdades históricas no acesso aos serviços. O manual aborda desde o uso correto de pronomes e termos até questões práticas do cuidado em saúde, sempre destacando a importância do respeito à identidade de gênero e do trabalho em rede.

Mais do que um guia técnico, o livro propõe uma mudança de postura dentro das instituições de saúde. “A falta de informação ainda afasta pessoas trans dos serviços. Quando o profissional está preparado, o cuidado acontece de forma mais humana e eficiente”, destaca Felipe.

Desenvolvido a partir de pesquisas acadêmicas e com incentivo institucional do CNPq, o manual surge para preencher uma lacuna na literatura médica brasileira e tem reconhecimento de entidades como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Quem é Felipe Góis

Cirurgião plástico, Felipe Góis é uma das principais referências nacionais na assistência médica à população trans. Titulado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), é mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e realizou residência em Cirurgia Plástica no serviço Osvaldo Saldanha, em Santos (SP).

O interesse pela saúde de pessoas trans surgiu ainda durante a formação médica, quando atuou em um hospital-escola referência nesse atendimento. A experiência o levou a aprofundar estudos e buscar referências internacionais, especialmente junto à World Professional Association for Transgender Health (WPATH).

Ao longo da carreira, desenvolveu uma técnica própria de masculinização torácica para homens trans, com foco em resultados mais harmônicos e seguros. Atua também com medicina regenerativa e educação médica, é speaker de empresas globais como Bayer e GC Aesthetic, integra sociedades científicas e mantém pesquisas científicas ativas.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img