spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesConselho de Farmácia identifica irregularidades em UPA onde jovem recebeu medicação errada...

Conselho de Farmácia identifica irregularidades em UPA onde jovem recebeu medicação errada em Natal

O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte identificou irregularidades no processo de dispensação de medicamentos, envolvendo falhas operacionais e assistenciais no serviço de farmácia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na Zona Norte de Natal. Foi nessa unidade de saúde onde Gabriely Barbosa de Melo, de 19 anos, foi atendida. A jovem, que havia chegado à UPA com um quadro gripal no dia 16 de dezembro, teria sido medicada erroneamente com Succinilcolina, um tipo de relaxante muscular utilizado no período da Covid-19 para entubação. A administração desse tipo de medicamento, fora das indicações adequadas, pode provocar graves complicações, incluindo parada cardiorrespiratória.

A inspeção do Conselho Regional de Farmácia foi realizada na manhã do dia 19 de dezembro de 2025 e contou com análise dos setores envolvidos no atendimento.

Não temos como afirmar que os fatos verificados durante a inspeção influenciaram na dispensação errada do medicamento”, pondera Joselito Rangel, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do RN.

Segundo Joselito Rangel, a prescrição médica indicava o uso de Succinato de Hidrocortisona, na dosagem de 100 mg. No entanto, o medicamento efetivamente dispensado e aplicado foi o Succinil Colin, cloridrato de suxametônio, também na dosagem de 100 mg, conforme confirmado pela responsável técnica da farmácia da unidade.

O  Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren) também fez inspeção no local e, segundo apuração da Agência SAIBA MAIS, identificou a troca de medicação. Uma Comissão de Ética, formada por membros do Conselho, vai avaliar se o procedimento se tornará, também, um processo ético que, em última instância, pode gerar a cassação do registro profissional dos envolvidos.

Depois de ser medicada na UPA, Gabriely permaneceu 19 dias internada em um hospital particular via SUS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dois profissionais envolvidos no caso permanecem afastados.

Tragédia anunciada

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), que já vinha denunciando as más condições de trabalho nas unidades de saúde da capital, com superlotação, sobrecarga de trabalho e sucateamento da estrutura e equipamentos, classificou o ocorrido com Gabriely como “tragédia anunciada”.

Protesto

Nesta quinta (15), parentes, amigos e apoiadores de Gabriely realizaram um protesto em frente à Unidade de Pronto-Atendimento do Potengi, na Zona Norte de Natal para cobrar esclarecimentos, transparência e responsabilização pela morte da jovem. Os manifestantes afirmaram que a família ainda enfrenta dificuldades para obter informações claras sobre o que aconteceu durante o atendimento prestado à paciente e quais providências estão sendo adotadas pelas autoridades de saúde. 

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img