spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPoetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens saem no Sesc Parada na Ladeira

Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens saem no Sesc Parada na Ladeira

Os bonecos gigantes do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens vão dar o tom da abertura da 3ª edição do Sesc Parada na Ladeira, que acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 17h, no Centro de Natal. Parceiro histórico do Sesc nas prévias carnavalescas, o bloco potiguar celebra 21 anos de fundação levando para as ruas personagens que dialogam com a literatura, o imaginário popular e a memória afetiva da cidade.

A concentração do cortejo será em frente ao Sesc Cidade Alta, de onde os foliões seguem em percurso de aproximadamente um quilômetro por vias do Centro Histórico, embalados por orquestras, escola de samba e pelo encontro de bonecos gigantes. O trajeto passa por ruas e praças tradicionais da região, como a Junqueira Alves, Praça Sete de Setembro, Praça André de Albuquerque e Igreja do Galo, com dispersão na Rua Ulisses Caldas. A programação segue no entorno do Sesc Rio Branco, onde acontecem os shows da Orquestra do Papão e de Saulo Fernandes, no palco principal.

Fundado em Ponta Negra, o Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens nasceu com a proposta de resgatar o carnaval de rua e valorizar símbolos da cultura local. O nome do bloco faz referência a diferentes dimensões desse imaginário: o Poeta, em homenagem à literatura; o Careca e o Lobisomem, ligados ao Morro do Careca e às histórias contadas às crianças sobre a presença de uma criatura que só apareceria à noite; e as Bruxas, como reverência às mulheres e aos saberes populares. Neste ano, o grupo destaca ainda o folclore brasileiro como eixo de sua participação, reforçando a presença de personagens, músicas e narrativas da tradição oral no desfile.

A participação do bloco integra a programação do Sesc Parada na Ladeira, iniciativa do Sistema Fecomércio RN que abre oficialmente as prévias do Carnaval na capital potiguar, com foco na valorização do carnaval de rua, na ocupação cultural do Centro e no acesso gratuito da população às atividades. O evento também incorpora ações de sustentabilidade, com certificação de Carbono Neutro, e de solidariedade, já que os bares instalados na área destinam parte de sua arrecadação ao programa Sesc Mesa Brasil.

Para garantir a segurança do público, o espaço próximo ao palco contará com pórticos de acesso, revista pessoal e detectores de metal. A circulação de pedestres será orientada por agentes de trânsito, e haverá controle de objetos permitidos, conforme o plano operacional divulgado pela organização.

Gratuito e aberto ao público, o Sesc Parada na Ladeira reúne música, tradição e cultura popular em um cortejo que transforma o Centro de Natal em palco de encontro entre gerações, histórias e personagens que ajudam a contar, em ritmo de frevo e fantasia, a memória viva do carnaval potiguar.

Serviço

O que: Sesc Parada na Ladeira – 3ª edição
Quando: Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, a partir das 17h
Onde:
– Concentração: em frente ao Sesc Cidade Alta
– Shows: entorno do Sesc Rio Branco (Av. Rio Branco)
Entrada: Gratuita

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Trabalhadores por app protestam em Natal contra veto a projeto de pontos de apoio

Motoristas e entregadores por aplicativo realizam um ato público...

Obra aguardada há décadas, duplicação da BR-304 terá início no RN

A duplicação da BR-304, uma das obras de infraestrutura...

UFRN alcança conceito máximo em avaliação nacional dos cursos de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do...

Hermano será vice de Allyson e Larissa poderá formar chapa com Cadu

Allyson Bezerra (União Brasil) e Cadu Xavier (PT) movimentam...

Comitê de Cultura debate Yemanjá e carnaval de rua em Natal

O Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do...

Manas na Rua abre 40 vagas para voluntárias em Natal

Com cinco anos de atuação contínua nas ruas de...

Serviço público e a história que não pode ser apagada

Por Maria Virgínia Ferreira Lopes, economista A vida passa rápido...

Federação Brasil da Esperança reage à fragmentação da direita e reafirma Cadu no RN

A Federação Brasil da Esperança no Rio Grande do...

Antes de recuar de corrida ao governo, Rogério defendeu “medidas impopulares” para o RN

Antes da decisão anunciada na manhã desta quarta-feira (21)...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img