spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesAtriz Tânia Maria é destaque em capa do New York Times

Atriz Tânia Maria é destaque em capa do New York Times

“Apesar de protegida pelos óculos escuros, Tânia Maria de Medeiros Filha não consegue sair de casa sem ser bajulada por fãs”. Assim começa a reportagem com chamada de capa na edição deste domingo (25) do jornal The New York Times sobre a atriz potiguar que até pouco tempo, nunca tinha pisado num set de filmagem e vivia dos tapetes para banheiro que fazia.
A reportagem ainda relata que com apenas 11 minutos em cena, Tânia Maria conquistou elogios da crítica internacional, estampou manchetes de jornais e acumulou mais de 100 mil seguidores nas redes sociais em poucos meses.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar: de melhor ator, melhor filme, melhor filme internacional e melhor elenco. Segundo o jornal, Tânia Maria, em seu papel de avó sincera que ajuda estranhos em apuros, personifica uma parte familiar e querida da identidade cultural brasileira, explica Aline Diniz, comentarista de cinema e apresentadora de televisão ao jornal.

Todos nós já conhecemos uma Tânia Maria em nossas vidas aqui”, disse Diniz. “Ela é a essência do Brasil tradicional. Ela simplesmente transmite uma sensação de aconchego.

A reportagem conta a trajetória de Tânia Maria, descoberta durante as filmagens de outro longa-metragem, Bacurau, em 2018. O jornal traz depoimentos de Kleber Mendonça Filho elogiando a atuação de Tânia Maria, que não tem formação como atriz.
Ela é alguém muito carismática”, disse ele. “Direta, forte e, ao mesmo tempo, bem-humorada”, acrescentou. “Ela me lembra todas as senhoras mais velhas que já conheci.
O jornal ainda destaca que o talento de Tânia Maria para atuação não passou despercebido. Em uma retrospectiva pré-Oscar no mês passado, a Variety destacou sua atuação em uma crítica elogiosa. E, em uma lista anual de participações memoráveis ​​em filmes, o The New York Times listou, de forma bem-humorada, os poucos minutos de Tânia Maria em cena como a “melhor atuação com um cigarro” de 2025.

Imagem: reprodução The New York Times

O jornal também cita a transmissão do Globo de Ouro e o concurso de sósias da atriz, noticiado pela Agência Saiba Mais. A reportagem termina relatando que os prêmios do Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira e melhor ator foi comemorado como final da Copa do Mundo, que para Tânia Maria, o frenesi em torno de “O Agente Secreto” tem sido o ponto alto de sua carreira como atriz e que ela não deseja se aposentar tão cedo.
Não sou velha, sabe? Estou apenas começando”, comenta Tânia Maria que, por enquanto, ainda não decidiu se irá viajar para a premiação do Oscar.

Wagner Moura em O Agente Secreto I Imagem: Divulgação/Victor Jucá

Quem é ela
Tânia Maria tem 77 anos, mas foi descoberta aos 72, quando participou como figurante do longa-metragem “Bacurau” (2019), também dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho. Moradora do povoado da Cobra, no município de Parelhas, região Seridó do Rio Grande do Norte, Tânia Maria é fumante na vida real e foi devido ao cigarro que ela não viajou para participar do Festival de Cannes, na França. O prêmio de melhor ator foi para Wagner Moura e o de melhor diretor para Kleber Mendonça Filho. A Palma de Ouro ficou com o longa “Um simples Acidente”, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi. 
Em “O Agente Secreto”, Tânia Maria interpreta Dona Sebastiana, dona de um prédio em Recife (PE) onde funcionava um “aparelho” que abrigava dissidentes da ditadura militar brasileira na década de 1970, entre os quais, o professor universitário Marcelo, personagem de Wagner Moura.
Tânia Maria também foi ovacionada ao subir palco principal da edição de 2025 da CCXP, maior evento da cultura pop da América Latina. Ao lado de Johnny Massaro e Virgínia Cavendish, no painel do Canal Brasil, ela falou sobre a série “Delegado”, nova produção ambientada no Recife (PE). “Delegado” conta a história de um jovem policial recém concursado interpretado por Massaro, que assume um posto numa delegacia localizada na periferia de Recife. A série, que tem sete episódios de 30 minutos cada, vai ao ar no Canal Brasil este ano. 

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Parnamirim lança plano pioneiro voltado à saúde mental de crianças e adolescentes

A saúde mental de crianças e adolescentes passou a...

Apoiados pelo PL, Álvaro Dias e Styvenson dizem não ser bolsonaristas

O ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o senador Styvenson...

Filme potiguar Mãe Santíssima estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O curta-metragem Mãe Santíssima, dirigido pelo cineasta potiguar Buca...

Prefeitura adia mais uma vez lançamento do edital de licitação do transporte

Antes previsto para janeiro, o lançamento do edital de...

Câncer é a principal causa de morte em 20 municípios do RN

Em 20 municípios do Rio Grande do Norte, o...

Federação com PT, PCdoB e PV quer dobrar número de deputados federais no RN

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB...

Intolerância religiosa ainda atinge terreiros e expõe racismo no RN

Em pleno século XXI, a intolerância religiosa segue sendo...

Acordeon ganha espaço na EMUFRN e reforça a identidade da música popular potiguar

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio...

Bombeiros cortam a lombra do povo e Fátima se desgasta

Por dever de justiça, retomo o tema da grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img