spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPaulinho veta projeto que estabelecia obrigatoriedade de bibliotecas em escolas

Paulinho veta projeto que estabelecia obrigatoriedade de bibliotecas em escolas

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), vetou integralmente ainda em dezembro um projeto de lei que tornava obrigatória a implantação de bibliotecas nas instituições de ensino público municipal. 

O texto, de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual Divaneide Basílio (PT), foi subscrito por Brisa Bracchi (PT) e Daniel Valença (PT). A proposta determinava que toda escola da rede pública do município deveria obrigatoriamente implantar e manter sua biblioteca, dando preferência às demandas oriundas dos conteúdos curriculares de suas respectivas séries, módulos, ciclos e etapas.

O texto foi aprovado em primeira discussão em 11 de novembro, numa sessão plenária acompanhada por estudantes, bibliotecários e professores do curso de Biblioteconomia da UFRN, e em segunda discussão em 13 de novembro. Já o veto foi assinado em 5 de dezembro.

O prefeito justificou que o projeto é inconstitucional, por adentrar indevidamente na esfera de competência privativa do chefe do Poder Executivo Municipal. 

“Embora apresente linguagem de caráter educativo, o texto cria obrigações administrativas concretas para órgãos da Administração (especialmente a SME), definindo tarefas, atribuições,metas, modelos de organização, responsabilidades funcionais e exigências operacionais que configuram verdadeira política pública educacional. A implantação, estruturação física, aquisição de acervo, contratação de profissionais habilitados, organização dos serviços de biblioteconomia,ações pedagógicas, planejamento orçamentário e operacionalização de sistemas são providências que integram o núcleo de gestão administrativa, cuja definição compete privativamente ao Poder Executivo”, diz trecho da justificativa.

Em publicação nas redes sociais, o Comitê Norte-Rio-Grandense de Bibliotecários (CNRB) criticou o veto e disse que “o atual prefeito posiciona-se contra políticas públicas voltadas à melhoria da educação.”

“Ademais, a Prefeitura de Natal segue ignorando a presença de bibliotecários em seu quadro de servidores. Todas as escolas devem possuir bibliotecas — e isso é garantido pela Lei Federal nº 14.837/2024. As bibliotecas, quando funcionam de forma articulada ao Projeto Político-Pedagógico, contribuem significativamente para o desempenho dos estudantes”, diz o posicionamento.

Presença de bibliotecário e acesso à internet

A matéria determinava que a presença do profissional da Biblioteconomia também seria obrigatória, sendo o responsável por gerenciar, organizar, desenvolver serviços e produtos de informação e realizar atividades pedagógicas e culturais em conjunto com os professores e estudantes .

Outras designações, como sala e ou cantinhos de leitura, não substituiriam a obrigatoriedade da biblioteca, que deveria funcionar em todos os turnos do funcionamento da escola, ser integrada ao projeto político pedagógico e dispor de regulamento próprio.

O texto original de Divaneide também apontava que o local deveria dispor de acesso à internet e computadores para o serviço técnico e para a pesquisa dos usuários, devendo promover o conhecimento sobre o patrimônio cultural, histórico e artístico, bem como valorizar a cultura e a literatura local e regional.
A escola que mantivesse o funcionamento pleno da biblioteca deveria ter uma maior compensação na distribuição dos recursos públicos, objetivando a sua manutenção e qualidade.

Saiba Mais
Bibliotecas passarão a ser obrigatórias em escolas de Natal

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

RN tem 172 espécies ameaçadas de extinção

Há 172 espécies da fauna silvestre nativa ameaçadas de...

a criminalização da luta por moradia no RN

A derrubada, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do...

Fátima reage ao rompimento de Walter e rebate narrativa de crise no RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou, em entrevista concedida...

Com privatizações no RN, redução no preço da gasolina pode não chegar ao consumidor

Apesar do anúncio da Petrobras de redução do preço...

Nordeste foi a região que mais matou pessoas trans em 2025; RN não teve casos

Mesmo com a queda no número de assassinatos, o...

Partidos que apoiam Allyson para governador o defendem após operação da PF

Quatro partidos que formam o arco de aliança do...

filme visita a memória urbana da cidade

A cidade de Mossoró ganha um novo registro audiovisual...

Prefeitura de Natal na gestão de Álvaro Dias é condenada a indenizar arqueóloga

A Prefeitura do Natal, na gestão do ex-prefeito de...

Oposição articula CEI para investigar gestão Allyson em Mossoró

A oposição na Câmara Municipal de Mossoró anunciou na...