spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPotiguar Ivan Baron desfila em escola que homenageou Lula no RJ

Potiguar Ivan Baron desfila em escola que homenageou Lula no RJ

Com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a escola de samba Acadêmicos de Niterói ocupou a Marquês da Sapucaí na noite deste domingo (15), abrindo os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Entre os destaques do desfile, esteve o potiguar Ivan Baron, que passou pela avenida no carro alegórico 2, “Pro destino retirante”, que retratou um caminhão pau de arara na avenida e os símbolos da fé de Dona Lindu, mãe de Lula. O influenciador ganhou notoriedade nacional ao subir a rampa do Palácio do Planalto, ao lado de Lula, na posse do presidente em 1º de janeiro de 2023. À reportagem, Ivan diz que a emoção do desfile se comparou com aquele dia.

“Entrar na Sapucaí pela primeira vez para homenagear em vida uma das maiores figuras brasileiras pra mim é uma grande honraria, ainda mais em um carro que retrata a luta do povo ordestino e tudo que o presidente Lula precisou passar para fazer por nós. Viva Lula, viva a Democracia!”, declarou.

Nos Stories do Instagram, Baron compartilhou imagens do encontro com Lula no camarote e do abraço entre os dois. Também publicou uma imagem ao lado de Bia Lula, neta do presidente, e da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ).

No desfile, integrantes fizeram o “L” e o público gritou “sem anistia” ao término da homenagem. O enredo escolhido pela escola, “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, exaltou a trajetória do atual presidente. Lula acompanhou do camarote da Prefeitura do Rio, mas também deixou o local por um momento e desceu até a avenida para cumprimentar o mestre-sala e a porta-bandeira. Ele beijou a bandeira da escola, e também repetiu o gesto com as outras três agremiações que desfilaram na noite: Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira.

Junto com o presidente no camarote estavam a primeira-dama Janja, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ministros e aliados. A escola entrou na avenida às 22h13 e encerrou o desfile às 23h32, dentro do limite de 80 minutos.

O desfile foi marcado por uma série de críticas políticas. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado como o palhaço “Bozo” em ao menos dois carros. No primeiro carro alegórico, foi representado com um terno azul. No quarto, um palhaço surge como uniforme de presidiário e uma tornozeleira danificada fazia referência ao episódio em que o ex-presidente danificou o equipamento na prisão domiciliar.

Outro momento fez referência ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Bonecos caracterizados mostravam a posse de Dilma e, depois, a faixa presidencial sendo tomada por uma pessoa que representava Michel Temer (MDB).

Imagens retrataram Bolsonaro como um palhaço “Bozo” – em um dos momentos, com trajes listrados e tornozeleira eletrônica; e também o período em que Michel Temer “rouba” a faixa presidencial – Fotos 1 e 2: Alex Ferro/Riotour; foto 3: Marco Terranova/Riotour

Também houve uma ala chamada de “Neoconservadores em conserva”. A escola afirma que o grupo atua fortemente em oposição a Lula, representada por pessoas do agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos.

Saiba Mais: Conheça Ivan Baron, o potiguar que se tornou referência ao usar humor para corrigir falas capacitistas

Houve uma orientação da escola para que os integrantes não fizessem o “L”, um temor por perder pontos caso o gesto fosse interpretado como campanha política em ano eleitoral. No entanto, nem a instrução inibiu os participantes, que foi visto em pessoas tanto os carros alegóricos quanto em componentes da bateria. Já os gritos de “sem anistia” foram ouvidos em setores do público.

O ator e humorista Paulo Vieira viveu Lula no desfile. Em entrevista à Mídia Ninja, ele falou sobre a emoção de estar presente na homenagem e disse que a resposta estava “no povo”.

“A arquibancada cantando a plenos pulmões, a resposta tá aí. Às vezes a polêmica tá só na internet, na rua, todo mundo cantando ‘olê, olê, olá’, vai passar nessa avenida um samba popular’”, disse ator e humorista Paulo Vieira, citando um trecho do samba da escola.

Contestações

O repórter Pedro Bassan, da TV Globo – que transmite oficialmente os desfiles, fez uma entrada ao vivo de mais de três minutos explicando as contestações de partidos ao desfile. Explicou que foram representações no Ministério Público e no Tribunal de Contas da União e ações na Justiça comum e na Justiça Eleitoral, cada uma com pedidos específicos, mas de forma geral argumentando que o enredo poderia configurar propaganda eleitoral antecipada.

As ações também buscaram impedir o repasse de recursos para a Acadêmicos de Niterói ou obrigar a escola a devolver o que já recebeu. O incentivo mais contestado foi o da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que é um órgão federal. A Embratur repassou R$ 1 milhão para a Niterói, assim como fez para todas as outras escolas do Grupo Especial. Foram R$ 12 milhões ao total para as 12 escolas, por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Agência e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Integrantes fizeram o “L” e o público gritou “sem anistia” ao término da homenagem – Foto: Emerson Pereira

Na quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda negou pedidos de liminar em duas representações por propaganda eleitoral antecipada apresentadas pelos partidos Novo e Missão. Os ministros acompanharam o entendimento da relatora, ministra Estela Aranha, que ressaltou que a legislação proíbe o pedido explícito de voto em circunstâncias que não encontram juízo de certeza nesta primeira análise do caso.

A ministra Estela Aranha disse que restringir previamente manifestações artísticas e culturais, apenas por conterem eventual conteúdo político, configura censura prévia e restrição desproporcional ao debate democrático. Portanto, ela acrescentou, “não se verifica, neste momento, probabilidade do direito a justificar a concessão de liminar”, reiterando que eventuais ilícitos poderão ser apurados posteriormente, conforme o contexto fático.

Ivan Baron

O potiguar Ivan Baron ganhou notoriedade nacional pela atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela subida da rampa do Palácio do Planalto, ao lado de Lula, na posse do presidente em 1º de janeiro de 2023.

O influenciador anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Rio Grande do Norte e se filiou em janeiro ao MDB para concorrer às eleições, mas na última sexta-feira (13) comunicou a saída da sigla por discordar do apoio da legenda ao nome de Allyson Bezerra (União) para governador. À Agência SAIBA MAIS, ele disse que abriu diálogo com o PT e teria conversas no Rio de Janeiro

“Acredito que meu coração vai bater forte mais pela estrela”, avisou.

Confira o samba-enredo completo da Acadêmicos de Niterói:



Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Potiguar Tânia Maria é homenageada em bloco de carnaval em Parelhas

A atriz potiguar Tânia Maria foi homenageada no sábado...

Dois municípios do RN terão eleições suplementares em maio; entenda

Os municípios potiguares de Itaú e Ouro Branco vão...

Bloco das Kengas leva tradição, diversidade e Karol Conká às ruas da Cidade Alta

Um dos cortejos mais emblemáticos do carnaval de Natal...

Lembrar é enfrentar a ditadura do esquecimento

Não me leve a mal se eu insisto nesse...

Ativismo digital e a importância (e a necessidade) de regulação das plataformas digitais

O avanço das plataformas digitais transformou profundamente a comunicação,...

Multidão desfila com Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens no carnaval de Natal

A folia tomou conta das ruas de Ponta Negra,...

Alegria sem tolice

“Alegria é como a luz no coração.” A afirmação...

 A máquina de ódio contra as mulheres

Desculpas! Começo minha coluna de hoje pedindo desculpas por ter...

Fábio Faria tentou fazer “ponte” entre Vorcaro e Toffoli, aponta relatório da PF

O ex-deputado federal pelo Rio Grande do Norte e...