spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPotiguar Tânia Maria é homenageada em bloco de carnaval em Parelhas

Potiguar Tânia Maria é homenageada em bloco de carnaval em Parelhas

A atriz potiguar Tânia Maria foi homenageada no sábado (14) em seu município, Parelhas, no Carnaval da Cobra, realizado no povoado de Santo Antônio da Cobra, onde nasceu. Destaque do filme O Agente Secreto, que concorre em quatro categorias no Oscar, Tânia ganhou um boneco gigante com sua imagem. A artista teve o rosto estampado nos abadás do bloco Doido Elétrico, que desfilou pelas ruas da comunidade ao som de trio elétrico. O boneco gigante da atriz levava a estatueta do Oscar em uma das mãos. Vestindo o abadá e utilizando adereços, Tânia foi tietada pela comunidade para fotos e abraços. No dia anterior, sexta-feira (13), a folia teve até concurso de sósias da atriz valendo três caixas de cerveja.

Foto: Reprodução/Instagram/Carnacobra

O Doido Elétrico desfila exclusivamente no sábado, abrindo oficialmente o carnaval em conjunto com a troça. O bloco se inspira no dito popular da comunidade “quem não é doido é doutor”, e leva às ruas representações de personalidades. Neste ano, como não poderia deixar de ser, a homenageada foi Tânia Maria, celebrando sua trajetória e sua importância para a cultura. 

Na última quarta-feira (11), o deputado Francisco do PT apresentou um projeto de lei para tornar o Carnaval da Cobra Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Rio Grande do Norte. A matéria deve ser analisada em breve pela Assembleia Legislativa.

Com uma população estimada em cerca de 700 habitantes, o povoado de Cobra mantém viva, há décadas, a tradição cultural do carnaval, que é reconhecido como o maior carnaval rural do Brasil.

Tânia Maria no Oscar

Tânia Maria, de 79 anos, ganhou destaque mundial ao dar vida à personagem Dona Sebastiana no filme “O Agente Secreto”. Ela está cuidando da saúde para conseguir ir à cerimônia do Oscar 2026, que acontece no dia 15 de março, na cidade de Los Angeles (EUA). A notícia foi compartilhada nas redes sociais pela médica pneumatologista Zaida Cavalcanti. Zaida explicou que Tânia está em tratamento após ser diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), consequência dos 65 anos de tabagismo da artesã seridoense.

Saiba Mais: Destaque em “O Agente Secreto”, Tânia Maria trata da saúde para ir ao Oscar 2026

“O Brasil inteiro torce para ver Dona Tânia no Oscar. Como a viagem de avião é longa, seguiremos avaliando com responsabilidade se ela poderá realizá-la com segurança. Estarei ao lado dela nesse processo”, completou a médica.

Após a estreia do filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator Wagner Moura, Tânia Maria foi apontada pelas revistas “Variety” e “The Hollywood Reporter” entre as cotadas para a indicação ao Oscar 2026 de “Melhor Atriz Coadjuvante”, ao lado de estrelas como Emma Stone (Bugonia), Kate Hudson (Song Sung Blue) e Samantha Morton (Anemone).

A indicação acabou não acontecendo, mas isso não diminuiu o reconhecimento internacional da artesã que virou atriz quase “por acaso” após estrear nas telonas aos 72 anos como figurante em “Bacurau” (2019), dirigido pelo mesmo Kleber Mendonça Filho.

Em entrevista à Agência SAIBA MAIS, em setembro do ano passado, após ser citada pelas revistas norte-americanas, Tânia Maria contou que o cigarro tinha impedido ela de ir à estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes (França), em maio de 2025.

Saiba Mais: Tânia Maria: a artesã potiguar que costurou seu destino no cinema e é cotada ao Oscar

“O cigarro me empatou de ir, aí eu disse: então pronto, a partir de hoje não fumo mais. O último cigarro que fumei foi no dia 30 de maio de 2025. De lá pra cá, nenhum cigarro mais. Já engordei 8 kg. Vou ter que renovar o guarda-roupa”, revelou.

O sucesso de “O Agente Secreto”, ganhador do Globo de Ouro nas categorias de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e “Melhor Ator em Filme Dramático” para Wagner Moura, impulsionou a popularidade de Tânia Maria.

Saiba Mais: Depois de “O Agente Secreto”, Tânia Maria arrebata a crítica em “Yellow Cake”

De repente, a artesã de um pequeno distrito rural do interior potiguar virou uma estrela mundial do cinema, ganhando destaque duas vezes no jornal “The New York Times, que a incluiu em sua lista dedicada às “atuações loucas e inesperadas do ano”, na categoria “Melhor Atuação com um Cigarro” de 2025.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

pré-candidatos ao Governo e ao Senado fazem “prévia eleitoral” no Carnaval

Em ano eleitoral, políticos costumam fazer do Carnaval uma...

Dois municípios do RN terão eleições suplementares em maio; entenda

Os municípios potiguares de Itaú e Ouro Branco vão...

Potiguar Ivan Baron desfila em escola que homenageou Lula no RJ

Com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio...

Bloco das Kengas leva tradição, diversidade e Karol Conká às ruas da Cidade Alta

Um dos cortejos mais emblemáticos do carnaval de Natal...

Lembrar é enfrentar a ditadura do esquecimento

Não me leve a mal se eu insisto nesse...

Ativismo digital e a importância (e a necessidade) de regulação das plataformas digitais

O avanço das plataformas digitais transformou profundamente a comunicação,...

Multidão desfila com Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens no carnaval de Natal

A folia tomou conta das ruas de Ponta Negra,...

Alegria sem tolice

“Alegria é como a luz no coração.” A afirmação...

 A máquina de ódio contra as mulheres

Desculpas! Começo minha coluna de hoje pedindo desculpas por ter...