Em ano eleitoral, políticos costumam fazer do Carnaval uma prévia da campanha que se avizinha. Neste 2026, não é diferente. Os pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal colocaram seus blocos na rua nos primeiros dias de folia para testar a popularidade com o eleitor. Enquanto os petistas Fátima Bezerra e Cadu Xavier participaram do desfile do Galo da Madrugada em Recife com o presidente Lula (PT), no sábado (14), o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), marcou presença na abertura da folia na capital potiguar, na quinta-feira (13), ao lado do prefeito Paulinho Freire (União).
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), foi o único que, até este domingo (16), não havia circulado pelo Carnaval. Em suas redes sociais não há nenhuma publicação alusiva ao período momesco. Das três últimas postagens, duas são sobre agendas administrativas. A outra é um vídeo com um trecho do discurso que ele fez no lançamento da sua pré-candidatura, no sábado (7), em um hotel em Natal.
A governadora e pré-candidata a senadora Fátima Bezerra e o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato a governador Cadu Xavier, ambos do PT, mantiveram uma agenda intensa nos primeiros dias de Carnaval.
Eles iniciaram a folia, como noticiamos anteriormente, encontrando o presidente Lula em Recife. O momento foi devidamente registrado e publicado nas redes sociais da governadora e do pré-candidato a governador. Na legenda da postagem, Fátima escreveu que o trio era “a linha de frente de 2026”.
“É nas ruas, junto com o povo, que reafirmamos nosso compromisso com o Brasil e com o Rio Grande do Norte. Uma parceria que se fortalece no trabalho, nas conquistas e também na alegria do Carnaval. Juntos, seguimos construindo um país com mais oportunidades, dignidade e justiça social para o nosso povo”, escreveu a governadora.
Cadu Xavier, em entrevistas recentes, disse que o presidente Lula é “o maior cabo eleitoral do Rio Grande do Norte e do Nordeste”. Ele aposta na associação com o líder petista para consolidar sua imagem junto à população potiguar e, dessa maneira, impulsionar suas intenções de voto quando a campanha começar para valer.
“O presidente Lula é o maior cabo eleitoral do nosso estado e do Nordeste. Historicamente, tanto eu quanto a governadora, sempre estivemos ao lado do presidente Lula. Nós teremos muito orgulho de levar o nome do presidente Lula na campanha para todo o Rio Grande do Norte”, declarou.
Depois de se encontrarem com Lula em Recife, Fátima e Cadu voltaram no mesmo dia para Natal, onde participaram do tradicional cortejo do bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”, que arrastou uma multidão pelas ruas do bairro de Ponta Negra.
Foi mais uma oportunidade de fazer contato direto com o povo, demonstrando que, se depender da disposição, a campanha será em ritmo acelerado.
De Natal, Fátima e Cadu seguiram no domingo (15), acompanhados da secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, para o Carnaval de Areia Branca e Macau.
O “bloco da oposição”
No bloco da oposição, Álvaro Dias apareceu na abertura da folia em Natal, que aconteceu no Polo Petrópolis, no largo do colégio Atheneu. O ex-prefeito disse que investiu “no fortalecimento do nosso Carnaval, valorizando nossos artistas, movimentando a economia e proporcionando momentos de alegria para todos”.
“Hoje, é gratificante ver essa tradição seguir firme, com o prefeito Paulinho Freire dando continuidade a esse trabalho e fortalecendo ainda mais essa festa que pertence ao povo”.
O discurso da “valorização dos artistas locais”, prática que, segundo o ex-prefeito, teve continuidade na atual gestão, é no mínimo questionável.
A Agência Saiba Mais publicou matéria, na última segunda-feira (9), informando que artistas locais ainda têm cachês acumulados de 2023 a 2025 a receber da gestão do prefeito Paulinho Freire. Enquanto isso, atrações nacionais foram contratados a peso de iouro, como o cantor Wesley Safadão, que recebeu R$ 1,2 milhão para se apresentar na Redinha.
Além do circular no carnaval da capital, Álvaro Dias também foi a Tabatinga, no sábado, com o deputado estadual Taveira Júnior (União).
Saiba Mais: Prefeitura gasta milhões com atrações nacionais, mas não paga artistas locais
Zenaide faz corpo a corpo com “eleitores-foliões” em São Gonçalo, Assú e Caicó
A senadora Zenaide Maia (PSD), candidata à reeleição e apoiadora da pré-candidatura a governador do prefeito Allyson Bezerra, também caiu na folia. Na sexta-feira (13), ela participou da abertura do carnaval em São Gonçalo do Amarante, cidade que é administrada pelo seu esposo Jaime Calado (PSD).
No mesmo dia, a senadora também esteve na abertura do Carnaval de Assú, onde desfilou ao lado do prefeito Lula Soares (Republicanos). Já no sábado, ela foi conferir o Carnaval de Caicó, onde participou da festa do tradicional “Bloco do Magão”.
O senador Styvenson Valentim (PSDB), aliado do senador Rogério Marinho (PL) e apoiador do ex-prefeito Álvaro Dias, também decidiu ficar longe da folia.
Fonte: saibamais.jor.br



