spot_img
spot_img
BlogPrefeitura de SGA promove ações de conscientização contra o abuso e exploração...

Prefeitura de SGA promove ações de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMTASC, lança uma campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha será realizada até 31 de maio de 2024, com diversas atividades de mobilização, sensibilização nas praças do município, ações socioeducativas e rodas de conversa na sala de espera do Cadastro Único, blitz e caminhadas. A ação é realizada pelas equipes de referência dos serviços socioassistenciais, onde o tema será trabalhado nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em referência ao mês de mobilização pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O “Maio Laranja” é uma campanha desenvolvida em âmbito federal, estadual e municipal, foi criada em alusão ao fato que ocorreu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. Por isso, 18 de Maio, foi instituído em todo o território brasileiro como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pela Lei Nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

“Queremos sensibilizar a população do município sobre o tema, para ampliar a proteção social de nossas crianças e adolescentes. Além disso, as ações programadas objetivam fortalecer a articulação e integração entre os componentes da Rede Socioassistencial, Sistema de Justiça e de Garantia de Direito e demais políticas públicas, acerca dos desafios, avanços e possibilidades relativas ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica a Secretária Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Heide Bezerra.

O abuso sexual pode se expressar de diversas maneiras, envolvendo ou não contato físico, e pode acontecer dentro (intrafamiliar) e fora (extrafamiliar) do núcleo familiar. Em âmbito municipal as ações preventivas são realizadas anualmente por meio dos serviços socioassistenciais, que desenvolvem um papel fundamental nesse contexto, especialmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado por meio de Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, que são a porta de entrada do trabalho social com famílias na assistência social.
São Gonçalo do Amarante dispõe de 3 (três) CRAS, 1 CREAS, e 7 (sete) unidades do SCFV, equipamentos essenciais para oferta de proteção social de crianças e adolescentes. As 7 (sete) unidades do SCFV, estão distribuídas nas seguintes localidades: Padre João Maria, Santo Antonio, Coqueiros, Guajiru, Serrinha, Golandim e Humaitá. No período de Janeiro de 2022 até abril de 2024, foram atendidos pelo SCFV, uma média de 2.000 mil crianças e adolescentes.

O Serviço é ofertado a crianças e adolescentes promovendo a orientação social que oportuniza a participação cidadã, manifestação artística, cultural, esportiva e de lazer. No contexto da Campanha do “Maio Laranja”, a SEMTASC realizará várias ações socioeducativas e informativas visando ampliar a divulgação dos canais de denúncia e as medidas de proteção social para nossas crianças e adolescentes.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...

Ação artística ocupa Centro Histórico e debate memória de Natal

O Centro Histórico de Natal será tomado por arte,...

Câmara mantém vetos a leis de proteção às mulheres em Natal

A Câmara Municipal de Natal decidiu manter nesta semana...

o recomeço de Joalison através do Projeto Alvorada

Desde os 12 anos de idade, Joalison da Silva...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img