A cidade de São Gonçalo do Amarante está promovendo uma oportunidade única para jovens artistas locais com a oficina cultural “Narrativas Imaginárias em São Gonçalo do Amarante”. Ministrada pelo renomado ator, arte-educador e produtor cultural Thasio Igor, a oficina tem como objetivo envolver os participantes em processos criativos e experimentações performáticas, explorando o corpo como uma ferramenta essencial para a reflexão pessoal e coletiva.
A oficina, que ocorrerá no Teatro Poti Cavalcanti, será composta por seis encontros semanais. Durante esses encontros, os participantes serão estimulados a criar cenas e performances inspiradas pelos elementos culturais e históricos do município. A abordagem da oficina é decolonial, promovendo um reforço na noção de pertencimento cultural e incentivando a expressão criativa através de uma perspectiva que valoriza e resgata as tradições e histórias locais.
Além de estimular a criação de novas cenas que poderão ser integradas a futuras produções teatrais, a oficina busca desenvolver as habilidades dramatúrgicas dos jovens artistas, contribuindo para o fortalecimento do imaginário cultural de São Gonçalo do Amarante.
A oficina está aberta para 20 participantes, com um compromisso especial em garantir a inclusão de jovens da zona rural e estudantes da rede pública. Para assegurar a participação desses grupos, metade das vagas será destinada a moradores das áreas rurais e um transporte especial será disponibilizado para deslocar os participantes das comunidades de Rio da Prata, Utinga, Alagadiço, Barro Duro e Igreja Nova até o local das atividades.
As atividades ocorrerão no Teatro Poti Cavalcanti e as inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro, através de um formulário online.
A iniciativa promete não apenas enriquecer a cena cultural local, mas também oferecer aos jovens uma plataforma para explorar e expressar suas próprias narrativas e talentos, promovendo um diálogo criativo que honra e celebra a rica herança cultural da região.
Deixe um comentário