spot_img
spot_img
Governo Fátima BezerraÁguas do São Francisco começam a ser liberadas para o RN e...

Águas do São Francisco começam a ser liberadas para o RN e devem chegar ao estado até 22 de agosto

Após décadas de expectativa, o Rio Grande do Norte começou a receber nesta terça-feira (5) as águas da transposição do Rio São Francisco. A operação marca um avanço histórico no Projeto de Integração do São Francisco (Pisf) e é vista como um passo decisivo para garantir segurança hídrica ao estado. A liberação foi autorizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com apoio do Governo do Estado.

.

A água foi captada na Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), e começou a ser liberada pela Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). A expectativa é que entre os dias 18 e 22 de agosto o fluxo chegue à divisa com o RN, seguindo até a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado.

.

“Agora é de verdade a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, trazendo ao nosso sertão esta imensa contribuição rumo à segurança hídrica. Um sonho sonhado desde o século XIX, retirado do papel pelo presidente Lula”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela destacou o impacto do projeto na vida de quem convive com a escassez de água e agradeceu ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

.

Percurso técnico e abastecimento estratégico

O trajeto das águas até o RN integra o Eixo Norte do Pisf e percorre um complexo de canais e estações que já somam 239 km. A próxima etapa é o Túnel Engenheiro Avidos, com liberação prevista para 6 de agosto e vazão total de 12,5 m³/s — dos quais 10 m³/s são destinados exclusivamente ao Rio Grande do Norte. O fluxo seguirá até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), num percurso adicional de aproximadamente 25 km.

.

Durante os 132 dias de operação, o volume total previsto para o RN é de 46,3 milhões de metros cúbicos, com vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto será utilizado como fase de testes, com ajustes técnicos baseados no comportamento do sistema hídrico.

Além de garantir abastecimento para consumo humano, o projeto contempla usos múltiplos da água: agricultura, dessedentação animal e outros fins essenciais, atendendo milhares de famílias potiguares — especialmente no semiárido.

.

Expansão para o Alto Oeste até 2026

O Governo Federal e o Governo do Estado também trabalham para estender o benefício da transposição ao Alto Oeste potiguar, por meio de um túnel em construção no município de Major Sales, que já está com mais de 80% das obras concluídas. A previsão é que a água chegue à região até abril de 2026.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img