Com o objetivo de capacitar jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), entrou em funcionamento nesta quarta-feira (20) a plataforma “Seu Primeiro Passo”, que oferece cursos gratuitos e totalmente online. A iniciativa integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e tem foco em inclusão socioeconômica e desenvolvimento de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho.
.
O projeto é resultado de uma parceria entre o MDS, o Instituto Êxito de Empreendedorismo, o Grupo Ser Educacional, a plataforma Peixe 30 e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Entre os temas abordados estão inteligência artificial, desenvolvimento pessoal, marketing digital e empreendedorismo, com trilhas de aprendizado que incluem “Inteligência Artificial: o futuro é agora”, “Desenvolvimento Pessoal”, “Jornada Área Administrativa”, “Bem-vindo ao Mundo do Marketing Digital”, “Comece agora a empreender”, “Empreender: o lado doce da gastronomia” e “Você pode Cuidar das Pessoas”. Novas trilhas serão lançadas periodicamente.
.
Segundo Saumíneo Nascimento, diretor de Apoio à Inserção no Trabalho do MDS, a qualificação profissional é fundamental para reduzir desigualdades sociais. “Com a qualificação, é possível empreender bem e ter sucesso nos negócios, tanto aqueles que precisam desenvolver um projeto, quanto aqueles que já estão no mercado de trabalho”, afirmou durante o lançamento.
.
A plataforma utiliza o GoKursos, que disponibiliza mais de 12 mil cursos online em todas as áreas do conhecimento, voltados ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. O Instituto Êxito, por sua vez, oferece conteúdos focados em ética nos negócios, incentivo à livre iniciativa e fortalecimento do empreendedorismo, com cursos, palestras e mentorias gratuitas em diversas áreas, incluindo formação pessoal e habilidades socioemocionais.
.
O programa Acredita no Primeiro Passo, criado em 2024, tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico, com atenção especial para mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. Ele atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo, visando promover maior inclusão e oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
Deixe um comentário