Portal

ZN

Programa do Governo do RN salva mais de 700 vidas e reduz mortalidade


Lançada oficialmente em abril de 2022 pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a linha de cuidado do infarto no Rio Grande do Norte já salvou mais de 700 vidas. Até o final de julho de 2025, 714 casos de infarto agudo do miocárdio foram tratados com protocolos da linha de cuidado, que incluem trombólise e angioplastia.

.

Dos atendimentos realizados, 673 pacientes passaram por trombólise, procedimento que utiliza medicamentos para dissolver coágulos sanguíneos, e 41 realizaram angioplastias, técnica que desobstrui artérias bloqueadas.

.

Entre as unidades que mais realizaram trombólises estão os hospitais regionais de Pau dos Ferros (93), Caicó (90) e Santo Antônio (61), evidenciando o caráter de interiorização do acesso à saúde promovido pelo programa.

.

A construção da linha de cuidado do infarto contou com parceria da empresa Boehringer Ingelheim e capacitou mais de 4 mil profissionais de saúde das redes estadual e municipal. Desde agosto de 2024, todas as oito regiões de saúde do estado possuem a linha instalada, com 14 portas de atendimento qualificadas e abastecidas com o medicamento necessário.

Resultados e impactos

.

O trabalho coordenado pela Sesap refletiu diretamente nos índices de mortalidade do estado. Em 2024, o RN registrou a menor taxa de mortalidade por infarto do Nordeste e a quarta menor do Brasil, com índice de 5,82%. Entre 2019 e 2024, a redução da taxa foi de 39,4%, bem acima da média nacional (21,2%) e da média nordestina (22%).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *