spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
CidadesParnamirimMaior fabricante mundial de aerogeradores instala sede administrativa em Parnamirim

Maior fabricante mundial de aerogeradores instala sede administrativa em Parnamirim

A dinamarquesa Vestas, maior fabricante mundial de aerogeradores, escolheu o Rio Grande do Norte para sediar a sua base administrativa na América Latina. A unidade, localizada na Avenida Airton Senna, em Parnamirim, será responsável por coordenar a operação de mais de 3.200 turbinas distribuídas em 60 parques eólicos em todo o Brasil, do Piauí ao Rio Grande do Sul.

.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo presidente e CEO da Vestas América Latina, Eduardo Ricotta Torres, durante visita ao governador em exercício, Walter Alves. A empresa também celebrou um marco histórico, o alcance de 12 gigawatts de potência instalada no país, todos produzidos por seus equipamentos.

.

A instalação da sede foi avaliada pelo governo estadual como um passo estratégico para a geração de empregos e a expansão da cadeia produtiva de energia renovável no Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o setor eólico já gera mais de 10 mil postos diretos e indiretos no estado.

.

Com a chegada da unidade, a Vestas deve ampliar esse impacto. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, destacou que o RN abriga o maior contingente de trabalhadores da Vestas em toda a América Latina, com mais de 800 colaboradores. A nova estrutura contará ainda com 250 profissionais dedicados à logística do Brasil e demais países da região, além de equipes de campo.

.

Desde 2017, a companhia mantém em Parnamirim um centro de serviços considerado estratégico para o suporte técnico e operacional, o primeiro implantado pela multinacional no Brasil.

.

De acordo com o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates, a presença ampliada da Vestas no RN representa um passo fundamental para consolidar a região como referência mundial em energia limpa. O estado passa a contar com toda a cadeia produtiva do setor eólico, incluindo fornecedores, manutenção, operação e logística de turbinas.

.

A reunião que marcou o anúncio contou também com a participação de Leonardo Morais, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Vestas; Luciano Santos, secretário extraordinário para Assuntos Federativos; Darlan dos Santos, CEO da CERNE; e Thiago Medeiros, diretor de Relações Institucionais da entidade.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Prefeito de Natal critica oposição por cobrar providências sobre chuvas

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), atacou a...

Menor foi usada em rede de propinas que atinge prefeito de Mossoró, diz PF

Uma conta bancária “laranja” em nome de uma estudante...

Fátima celebra obras e alfineta elites em último discurso à ALRN

A governadora Fátima Bezerra (PT) fez na manhã desta...

Seu carnaval, suas regras!

Toda vez que se aproxima o período carnavalesco fico...

Sebrae-RN oferece bolsa de R$ 6,5 mil para professores atuarem em inovação

O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu inscrições...

RN tem 172 espécies de animais ameaçadas de extinção, aponta 1ª lista do Idema

O Rio Grande do Norte passou a ter, pela...

Cadu Xavier admite que apoio de Marianna Almeida a Allyson Bezerra surpreendeu o PT

O secretário da Fazenda do RN, Cadu Xavier, pré-candidato...

Decisão de Walter é péssima para Fátima, explica Kelps

O ex-deputado estadual Kelps Lima foi entrevistado no programa...

PT unifica discurso em torno de candidatura de Fátima ao Senado e Cadu ao Governo

O PT unificou o discurso de reafirmação das pré-candidaturas...