Portal

ZN

Maior fabricante mundial de aerogeradores instala sede administrativa em Parnamirim


A dinamarquesa Vestas, maior fabricante mundial de aerogeradores, escolheu o Rio Grande do Norte para sediar a sua base administrativa na América Latina. A unidade, localizada na Avenida Airton Senna, em Parnamirim, será responsável por coordenar a operação de mais de 3.200 turbinas distribuídas em 60 parques eólicos em todo o Brasil, do Piauí ao Rio Grande do Sul.

.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo presidente e CEO da Vestas América Latina, Eduardo Ricotta Torres, durante visita ao governador em exercício, Walter Alves. A empresa também celebrou um marco histórico, o alcance de 12 gigawatts de potência instalada no país, todos produzidos por seus equipamentos.

.

A instalação da sede foi avaliada pelo governo estadual como um passo estratégico para a geração de empregos e a expansão da cadeia produtiva de energia renovável no Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o setor eólico já gera mais de 10 mil postos diretos e indiretos no estado.

.

Com a chegada da unidade, a Vestas deve ampliar esse impacto. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, destacou que o RN abriga o maior contingente de trabalhadores da Vestas em toda a América Latina, com mais de 800 colaboradores. A nova estrutura contará ainda com 250 profissionais dedicados à logística do Brasil e demais países da região, além de equipes de campo.

.

Desde 2017, a companhia mantém em Parnamirim um centro de serviços considerado estratégico para o suporte técnico e operacional, o primeiro implantado pela multinacional no Brasil.

.

De acordo com o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates, a presença ampliada da Vestas no RN representa um passo fundamental para consolidar a região como referência mundial em energia limpa. O estado passa a contar com toda a cadeia produtiva do setor eólico, incluindo fornecedores, manutenção, operação e logística de turbinas.

.

A reunião que marcou o anúncio contou também com a participação de Leonardo Morais, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Vestas; Luciano Santos, secretário extraordinário para Assuntos Federativos; Darlan dos Santos, CEO da CERNE; e Thiago Medeiros, diretor de Relações Institucionais da entidade.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *