O Rio Grande do Norte registrou uma redução significativa nos casos de roubos a residências e estabelecimentos comerciais neste ano. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), os crimes contra residências caíram 35,7%, passando de 596 ocorrências entre janeiro e agosto de 2024 para 383 registros no mesmo período de 2025.
.
A diminuição também se refletiu nos roubos a comércios, que apresentaram queda de 32,6%: 527 casos em 2024 contra 355 em 2025. Segundo a SESED, os números apontam para uma tendência de queda nos crimes patrimoniais, embora as autoridades reforcem a importância da manutenção das ações de prevenção e fiscalização.
.
Os dados foram consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da SESED, que realiza o acompanhamento sistemático das ocorrências no estado. Após o levantamento, as informações são compartilhadas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), garantindo transparência e embasamento para políticas públicas de segurança.
.
A redução nos índices de roubos a residências e comércios é vista como resultado do fortalecimento das estratégias de segurança, que incluem patrulhamento ostensivo, monitoramento de áreas críticas e ações integradas entre Polícia Civil e Militar, além de programas de prevenção e conscientização da população.
Deixe um comentário