O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi oficializado nesta terça-feira (16) como novo líder da minoria na Câmara dos Deputados. A indicação partiu do Partido Liberal (PL), que decidiu substituir a deputada Carol de Toni (PL-SC), agora no posto de vice-líder.
.
A troca ocorre em meio à permanência de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos e às discussões sobre o risco de perda de mandato por faltas não justificadas. A escolha do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro para a liderança da minoria garante a ele, segundo entendimento da Mesa Diretora da Câmara em decisão de 2015, a dispensa de justificar ausências em plenário. A bancada do PL afirma que essa regra continua válida.
.
Carol de Toni oficializou a mudança em documento encaminhado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), abrindo mão do posto de líder para assumir a vice-liderança. Apesar da alteração, ela continuará coordenando reuniões da bancada no plenário da Casa. Já a interlocução direta com Eduardo Bolsonaro será feita por meio de videoconferências, enquanto o parlamentar segue nos Estados Unidos.
Deixe um comentário