Um caso grave de erro médico ocorreu recentemente no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, quando um paciente recebeu, por engano, um rim que seria destinado a outra pessoa. Ambos estavam na fila de espera por transplante renal.
.
Segundo informações da unidade, o erro ocorreu devido à semelhança nos nomes dos pacientes. O receptor incorreto foi convocado para a cirurgia e recebeu o órgão que não era compatível com seu tipo sanguíneo. Após o procedimento, o paciente apresentou uma reação adversa grave e precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O rim transplantado teve de ser retirado e não pôde ser aproveitado para o paciente que realmente necessitava do órgão.
.
Em nota, o hospital afirmou que acompanha de forma integral o quadro clínico do paciente, abriu uma investigação interna com prazo de até 60 dias e está oferecendo apoio psicológico aos familiares. O HUOL informou ainda que notificou os órgãos competentes e que todas as providências cabíveis foram adotadas para apurar a ocorrência.
.
Leia a nota enviada pelo hospital à Inter TV Cabugi:
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que está apurando com rigor evento em um procedimento de transplante renal.
.
Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda cadeia de eventos que envolveram este transplante renal, com previsão de conclusão em 60 dias.
.
Desde 1998, o hospital é referência no Rio Grande do Norte e no Brasil, em transplantes de rim e de córnea, tendo realizado 854 procedimentos ao longo de sua trajetória, com uma equipe qualificada em tratamentos de alta complexidade.
.
*Com informações do g1RN
Deixe um comentário