O adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos, recebeu com sucesso um transplante de medula óssea no Real Hospital Português, em Recife, na última terça-feira (7). O doador, encontrado na Polônia e 100% compatível, representou a chance de cura esperada pela família desde o diagnóstico de leucemia aguda, feito no início de 2023.
.
“Um momento de muita fé, de muita esperança, um momento que trouxe alívio e alegria aos nossos corações”, celebrou a mãe do jovem, a professora Monalisa Barreto.
.
Desde março, quando souberam da necessidade do transplante, os familiares iniciaram uma campanha nas redes sociais para encontrar um doador compatível e incentivar o cadastro no Redome, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A mobilização alcançou grande repercussão e inspirou centenas de pessoas a se tornarem doadoras.
.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 86 mil voluntários cadastrados no sistema.
O transplante foi possível graças à generosidade do doador polonês, que realizou a coleta no dia 6 de outubro. No dia seguinte, Bernardo recebeu a nova medula.
.
“Ele não nos conhece, nem nós o conhecemos, mas ele aceitou e fez essa doação no dia 6 de outubro pela manhã, e Bernardo recebeu a sua nova medula no dia 7”, contou Monalisa.
.
Agora, o adolescente segue em fase de recuperação pós-transplante, cercado pelo carinho dos familiares e sob acompanhamento médico especializado. A família mantém a fé e o otimismo, confiando em uma recuperação plena.
.
“Que outras pessoas encontrem seu doador compatível e que muitas pessoas possam dizer sim à vida, sim à doação de medula óssea”, finalizou Monalisa, emocionada.
Deixe um comentário