A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última segunda-feira (13), uma carga avaliada em cerca de R$ 3,5 milhões contendo mais de 90 mil unidades de medicamentos que eram transportadas de forma irregular. A apreensão ocorreu na BR-101, em Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.
.
Segundo a PRF, a mercadoria saiu do estado de São Paulo e tinha como destino o Rio Grande do Norte. Durante a fiscalização, os agentes constataram que a carreta transportava medicamentos de uso humano e veterinário, além de suplementos, misturados a outros tipos de produtos, sem a devida separação exigida por lei.
.
A empresa responsável pelo transporte não possuía autorização para o transporte de medicamentos e foi autuada. Além disso, o veículo circulava sem sistema de refrigeração, o que compromete o controle de temperatura e umidade necessários para preservar a qualidade dos produtos.
.
A ocorrência foi encaminhada à Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (Suvisa) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a PRF, o transporte irregular de medicamentos pode causar sérios riscos à saúde pública, incluindo a perda do valor terapêutico dos produtos e prejuízos aos consumidores e ao sistema de saúde.
Deixe um comentário