spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
SegurançaGoverno do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar e reforça...

Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar e reforça recomposição do efetivo

A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta terça-feira (21), a prorrogação da validade do Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), garantindo mais dois anos para a convocação de aprovados. Originalmente previsto para expirar em 24 de outubro, o certame agora assegura continuidade na recomposição do efetivo da corporação, além de oferecer segurança jurídica aos candidatos.

.

“Esta medida reforça o compromisso do Governo do RN com a valorização da carreira militar, o fortalecimento da estrutura da segurança pública e a proteção da população potiguar”, destacou a governadora, durante assinatura da decisão ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo, do comandante geral da PM, coronel Alarico Azevedo, e de representantes da comissão dos concursados.

.

A prorrogação também viabiliza a convocação de uma terceira turma (T3) para o curso de formação. “Não é garantia de convocação imediata, mas é a garantia de que ela pode ser feita nos próximos dois anos”, explicou o coronel Alarico. O secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, ressaltou que houve entendimento junto ao Ministério Público Estadual para permitir a medida, reforçando a articulação do governo para consolidar o planejamento estratégico de segurança pública.

.

O presidente da comissão de habilitados, Davidson Nascimento, avaliou a decisão como um “passo histórico para a segurança pública e para os concursados de 2023”.

.

O concurso da PM foi lançado para recompor os quadros da corporação após mais de uma década sem novos ingressos. Duas turmas já foram convocadas: a T1 já concluiu o curso de formação e os soldados foram incorporados, enquanto a T2 ainda está em formação, com previsão de conclusão para março de 2026. Com a validade prorrogada, a T3 terá oportunidade de ingresso.

.

Desde 2019, o governo realizou nove concursos públicos, contratando 4.600 servidores, entre policiais, bombeiros, peritos do ITEP e policiais penais. Em 2024, a PM recebeu 1.210 novos integrantes, a Polícia Civil 366, e o Corpo de Bombeiros 357 militares, aumento de 64,3% no efetivo da corporação.

.

Entre 2019 e 2025, mais de 19 mil promoções foram realizadas no RN, sendo 17 mil somente na Polícia Militar, com a última leva ocorrendo em abril de 2025, beneficiando 365 militares.

.

O Rio Grande do Norte foi o estado brasileiro com maior redução da violência entre 2022 e 2023, com queda de 18,8% nos homicídios. Em números absolutos, houve 212 homicídios a menos em 2023 (955) em comparação a 2022 (1.167). A taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 32,5 para 26,4.

.

A capital, Natal, é considerada a menos violenta do Nordeste, com 16,50 mortes violentas por 100 mil habitantes. Entre 2019 e 2025, o estado recebeu R$ 247,8 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), executando 64,6% dos recursos, ocupando a 4ª posição nacional em execução do FNSP.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img