spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Câmara de NatalCâmara de Natal aprova isenção de ISS para empresas de ônibus e...

Câmara de Natal aprova isenção de ISS para empresas de ônibus e medidas para reorganizar transporte público

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão desta quinta-feira (23), o Projeto de Lei 811/2025, enviado pela Prefeitura, que garante a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas que operam o transporte público urbano da capital potiguar. A medida faz parte de um pacote de três projetos relacionados ao sistema de transporte público e prepara o caminho para a licitação das linhas de ônibus municipais.

.

O PL estabelece que as empresas operadoras do transporte coletivo urbano ficarão isentas do pagamento de ISSQN no período de 1º de janeiro de 2025 a 30 de junho de 2026. Segundo a Prefeitura, a iniciativa busca criar condições para modernizar e reorganizar o serviço oferecido à população.

.

Além do PL 811/2025, a Câmara aprovou outras duas matérias do pacote: o PL 812/2025, que revoga permissões e autorizações dos permissionários do transporte opcional, mantendo o regime transitório em vigor; e o Projeto de Lei Complementar 15/2025, que autoriza a Prefeitura a conceder subsídio tarifário às empresas de transporte público de Natal.

.

O vereador Léo Souza (Republicanos), presidente da Comissão de Transportes, destacou a visão de futuro das medidas. “É bem verdade que, quando a gente pensa que a Prefeitura vai dar uma isenção ou um subsídio, a gente imagina o serviço atual, que é muito deficitário. Mas estamos aprovando isso olhando para o que vem depois, com novas empresas atuando em dois lotes, podendo moralizar e dar dignidade a quem utiliza o transporte público”, afirmou.

.

Já o vereador Daniel Valença (PT) se posicionou contrário à aprovação do PL 811/2025, alegando que a matéria carece de contrapartidas das empresas. “A isenção do ISS está em vigor desde 2020 e, desde então, especialmente após a pandemia, houve piora na qualidade do serviço, com dezenas de linhas retiradas. O centro de Natal hoje está praticamente abandonado porque não há transporte público suficiente, e o comércio popular depende desse serviço”, explicou.

.

Na mesma sessão, a Câmara aprovou ainda a nomeação da praça “Artesã Didi Meira Pires”, localizada no bairro Capim Macio, que será inaugurada na próxima semana, e reconheceu a utilidade pública da Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio e do Instituto Potiguar de Ações Sócio Sustentáveis.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img