spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Atualizaçõesprojeto oferece aulões para pessoas privadas de liberdade em Natal

projeto oferece aulões para pessoas privadas de liberdade em Natal

Em uma ação que une educação popular e políticas de reinserção social, o Escritório Social do Rio Grande do Norte, em parceria com a Rede Emancipa, iniciou nesta sexta-feira (29) uma série de aulões preparatórios para o ENEM PPL 2025. As atividades gratuitas, buscam fortalecer o processo de aprendizado de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, reforçando o direito à educação como caminho de autonomia e cidadania.

Com 63 inscritos para a edição deste ano do exame, que será aplicado nos dias 16 e 17 de dezembro, o projeto oferece duas aulas intensivas. A primeira dedicada à Língua Portuguesa e Redação, e a segunda ao conteúdo de Matemática. Ambas ocorrem na sede do Escritório Social, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Coordenador da ação, o educador popular Miguel Carcará destaca a importância do projeto para a construção de novos caminhos dentro e fora do ambiente prisional. Em entrevista, ele reforça que os aulões têm papel estratégico na promoção da cidadania:

“Assim, há uma importância muito grande realizar esse tipo de atividade para incentivar a reassocialização dessas pessoas no âmbito educacional e na própria sociedade também, no mercado de trabalho, já que a gente está falando sobre direitos. Então, realizar esse tipo de atividade é falar sobre direitos e deveres também com essas pessoas e esse público”, relata.

Segundo Miguel, a ação foi construída de maneira colaborativa entre o Escritório Social, a Rede Emancipa e a CEAP, unindo profissionais voluntários e uma proposta pedagógica voltada para o fortalecimento da autonomia dos participantes.

“Acho que essa é uma das maiores importâncias que tem: trazer novamente essas pessoas para o âmbito educacional, dialogar com elas através dessa ferramenta”, explica.

O primeiro aulão acontece neste sábado(29), das 13h às 17h, com a professora Ana Clara ministrando os conteúdos de Língua Portuguesa e Redação. O segundo, marcado para o dia 13 de dezembro, das 9h às 13h, será conduzido pelo professor João Vitor e focará em Matemática, poucos dias antes da aplicação do exame.

O ENEM PPL, voltado exclusivamente para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, é considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior e técnico, além de ampliar possibilidades no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Cada participante que comparecer presencialmente receberá certificado de 4 horas por aulão. Para agilizar o processo, os inscritos foram orientados a enviar o nome completo ao grupo de comunicação da equipe organizadora.

Os encontros acontecem no Escritório Social do RN, que presta assistência a egressos do sistema prisional e suas famílias. O espaço fica por trás da Arena das Dunas, na subida da Prudente de Moraes, vizinho ao Ginásio DEDÉ, em Lagoa Nova.

Parceira do projeto, a Rede Emancipa é um movimento social de educação popular presente em diversas regiões do país. No Rio Grande do Norte, atua de forma voluntária, oferecendo preparação para exames, formação crítica e ações culturais.

A organização reforça sua missão:

“Como movimento social de educação popular, acreditamos na educação como prática de liberdade.”

Interessados em conhecer mais sobre o Emancipa podem procurar o coletivo pelas redes sociais.

SAIBA+

Cursinho popular em Natal faz preparação para concurso da Sesap



Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...

Jovens em conflito com a lei no RN podem receber bolsa para evitar reincidência 

O adolescente que comete um ato infracional precisa cumprir...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img