spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesSenadores do RN evitam se posicionar sobre indicação de Messias ao STF

Senadores do RN evitam se posicionar sobre indicação de Messias ao STF

Para ser aprovado, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina no Senado – Fotos: Carlos Moura/Agência Senado, Jefferson Rudy/Agência Senado e Geraldo Magela/Agência Senado

Os três senadores do Rio Grande do Norte têm preferido o silêncio em relação à indicação de Jorge Messias para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Para ser aprovado na composição da corte, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal. A sabatina está marcada para 10 de dezembro, apesar da mensagem de indicação ainda não ter sido enviada pela Presidência da República ao Senado.

Desde a última quinta-feira (27), a Agência SAIBA MAIS buscou as assessorias dos três senadores do Rio Grande do Norte — Styvenson Valentim (PSDB), Zenaide Maia (PSD) e Rogério Marinho (PL) — para saber como devem votar em relação ao nome do atual Advogado-Geral da União.

Styvenson Valentim respondeu, por meio da sua assessoria, ainda na quinta (27), que o parlamentar não comenta esses assuntos. Não obtivemos uma posição da senadora Zenaide Maia.

Rogério Marinho também não respondeu, mas a posição dele é a única pública entre os três senadores do estado. O líder da oposição no Senado e presidente do PL-RN participou na última segunda (24) de uma coletiva de imprensa em Brasília ao lado de outros parlamentares do PL, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O tema principal foi a prisão de Jair Bolsonaro, mas o senador foi questionado sobre o posicionamento da oposição a respeito de Messias.

“Claro que nós vamos votar contra a indicação do Jorge Messias, nós aqui da oposição. Você tem que perguntar aos outros que fazem parte do Senado qual é a posição deles”, respondeu.

Quem é

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou em 20 de novembro o nome de Jorge Messias para exercer o cargo de ministro do STF, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso.

Advogado-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília – UnB (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante. 

Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e subchefe para Assuntos Jurídicos na Casa Civil da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img