spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesFátima vai a Brasília e deve se reunir com Walter para debater...

Fátima vai a Brasília e deve se reunir com Walter para debater sucessão de 2026

A governadora Fátima Bezerra viajou para Brasília, acompanhada da vereadora de Natal e presidente estadual do PT, Samanda Alves, nesta quarta-feira (17), onde deverá se reunir com o vice-governador Walter Alves (MDB) para tratar sobre a sucessão estadual de 2026.

Walter se reuniu no final da tarde de terça-feira (16) com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. Na pauta da conversa, a indefinição sobre se o vice-governador assumirá ou não o Governo do Estado, em abril no ano que vem, quando a governadora Fátima Bezerra planeja renunciar ao cargo para se candidatar a uma vaga ao Senado.

Uma fonte próxima ao vice-governador disse que ele voltaria da capital federal, na quinta-feira (18), com uma definição sobre se assumiria ou não o governo e anunciaria sua decisão à governadora Fátima Bezerra.

A ida da governadora a Brasília, acompanhada da presidente estadual do PT, no entanto, deve antecipar essa conversa. Para um aliado do vice-governador ouvido pela reportagem, a viagem de Fátima e Samanda indica que “a pressão vai ser grande hoje em cima de Walter”.

As especulações sobre a possibilidade de o vice-governador não assumir o governo estadual começaram a circular em novembro. No final do mês, em entrevista a um blog de São Paulo do Potengi, Walter afirmou que conversaria com a governadora Fátima Bezerra “no momento certo” sobre sua decisão.

“Esse assunto a gente vai conversar com a governadora no momento certo, ainda está cedo. Nós vamos ter uma conversa com a governadora para definirmos o futuro do nosso partido”, declarou, na ocasião, o vice-governador.

Em entrevista ao Diário do RN, o vice-governador reafirmou o apoio do MDB do Rio Grande do Norte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas despistou sobre os rumos que o partido seguirá na sucessão estadual de 2026.

Anteriormente fechado com o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, pré-candidato do PT à sucessão da governadora Fátima Bezerra, Walter agora condiciona o apoio à escuta às bases do MDB e ao diálogo com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

“O alinhamento do MDB do Nordeste com o presidente Lula, isso aí já está consolidado, do MDB do Nordeste. Em relação ao palanque estadual, a gente vai conversando. Eu estou, na verdade, escutando o MDB”, declarou ele ao jornal, acrescentando que o prazo para anunciar essa decisão “não está definido”.

Walter também disse que, além de ouvir as bases do partido e o deputado estadual Ezequiel Ferreira, conversará com a governadora Fátima Bezerra.

“A gente vai conversar, está escutando os deputados, vai conversar com a governadora, vai conversar com todo mundo, para definir que rumo o MDB vai tomar na sucessão”, declarou, reforçando que, no plano nacional, o partido está “fechado com Lula”.

O vice-governador deixou no ar a dúvida se permanecerá aliado ao grupo governista apoiando a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado e de Fátima Bezerra ao Senado ou se poderia apoiar a pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União) e a reeleição da senadora Zenaide Maia (PSD): “Vai depender do grupo”, disse.

Desistência de Walter pode interferir nos planos de Fátima

Foto: Divulgação

A governadora Fátima Bezerra já havia confirmado que renunciaria ao cargo no início de abril para se candidatar ao Senado em 2026.

As especulações sobre a possibilidade de Walter Alves não assumir o Governo do Estado, no entanto, alimentaram rumores de que ela poderia desistir da candidatura e terminar o mandato.

Essa hipótese foi admitida pelo secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, que é pré-candidato a governador pelo PT. A chance, no entanto, segundo o petista, é “mínima”.

“A nossa intenção é que o vice-governador Walter Alves termine esse processo de transição que nós iniciamos juntos, com a participação dele, com indicação dele de nomes, que ele assuma o governo em primeiro de abril. Mas, se ele não assumir, abre-se uma tampa que tudo pode acontecer”, disse o pré-candidato petista em entrevista à Jovem Pan News Natal.

PT reafirma que prioridades para 2026 são candidaturas de Lula, Fátima e Cadu

Foto: Ricardo Stuckert

Em reunião do diretório estadual do PT, no último sábado (13), no município de Assú, o partido aprovou uma resolução política reafirmando que suas prioridades eleitorais para 2026 são a reeleição do presidente Lula, a eleição de Fátima ao Senado e a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.

A resolução política intitulada “Defender nosso legado, reeleger Lula, eleger Fátima senadora e Cadu governador” orienta a atuação do partido para o próximo período e reafirma prioridades estratégicas para o enfrentamento da extrema direita e a disputa eleitoral de 2026.

A vereadora de Natal e presidente estadual do PT, Samanda Alves, enfatizou que a resolução expressa a “unidade política e clareza de rumos” do PT.

“O PT do Rio Grande do Norte sai desta reunião com uma posição firme: não abriremos mão de defender nosso legado, de enfrentar a extrema direita e de apresentar ao povo potiguar um projeto que já provou que dá certo. O estado que estava quebrado foi reconstruído com responsabilidade, justiça social e compromisso popular”, afirmou.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

RN tem 22 municípios entre os 100 mais afetados pela desertificação no Nordeste

O avanço da desertificação no semiárido brasileiro ganhou um...

Defesa Civil interdita novas casas após transbordo de lagoa na Zona Norte

As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do...

ONG do RN ReforAMAR recebe selo nacional de transparência com nota máxima

O Selo Doar 2024-2027 é concedido a organizações da...

“RN reduz despesa com pessoal” e tem “melhora de indicadores fiscais”

O Rio Grande do Norte reduziu a despesa com...

Pré-candidatos enfrentam dificuldades para fechar “dobrada” ao Senado

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal pelo...

O “verdaval” do Seridó

Para quem transita nas estradas do Seridó, a angústia...

O exemplo de um admirável brasileiro que venceu a neve

“Acabou o nosso carnaval, não se ouve mais cantar...

UFRN celebra 30 anos do Trilhas Potiguares com expansão internacional

O Programa Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio...

Bairro do Alecrim terá turma gratuita de alfabetização para adultos

O retorno à sala de aula pode começar por...