spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesProjeto de fisioterapia mantém atendimentos durante férias acadêmicas

Projeto de fisioterapia mantém atendimentos durante férias acadêmicas

O projeto Amar Elos Fisio vai assegurar a continuidade dos atendimentos da Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) durante o período de férias acadêmicas. A ação será desenvolvida de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, ao longo do mês de janeiro de 2026, nas instalações da Clínica Escola, em Santa Cruz.

A iniciativa tem como principal objetivo evitar a interrupção de tratamentos fisioterapêuticos de pacientes que já são acompanhados pela unidade e que, durante o recesso acadêmico, enfrentam dificuldades para manter a assistência necessária. O projeto é realizado há alguns anos nesse período e busca minimizar impactos negativos no quadro clínico dos usuários, especialmente nos casos que demandam acompanhamento contínuo e não permitem o autogerenciamento do tratamento.

Durante a execução do Amar Elos Fisio, estudantes do curso de Fisioterapia da Facisa irão atuar diretamente nos atendimentos, sempre sob a supervisão dos técnicos fisioterapeutas da Clínica Escola. As ações contemplam diferentes áreas da Fisioterapia, como Neurologia, Ortopedia, Reumatologia, Uroginecologia, Cardiologia, Pneumologia, Vascular, Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

Segundo o coordenador-adjunto do projeto, Matheus Lacerda, a Facisa representa, para muitos moradores da região, a principal alternativa de acesso à fisioterapia. “Com o final do semestre letivo, elas acabam ficando sem atendimento. Damos algumas orientações de exercícios para serem feitos em casa. Mas, alguns casos são mais graves, e com isso precisam de um maior acompanhamento, não tendo condições de fazer o autogerenciamento, ou seja, seguir orientações e exercícios por conta própria”, explicou.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Facisa é um serviço vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e funciona como um importante espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão. Além de contribuir para a formação de profissionais críticos e qualificados para o mercado de trabalho, a unidade presta atendimento fisioterapêutico gratuito à população de Santa Cruz e de outros municípios da região do Trairi, atualmente cerca de 11 cidades.

O serviço é ofertado gratuitamente à comunidade e segue protocolos de segurança para garantir a proteção de pacientes e acompanhantes, incluindo medidas de higienização, uso de máscara e distanciamento, especialmente em períodos de alerta sanitário.

O número total de pacientes beneficiados pelo projeto nesta edição ainda será definido, pois depende da quantidade de alunos inscritos na ação.

Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Fisioterapia, sob supervisão docente e técnica, e são agendados por meio do telefone (84) 3342-2287. A Clínica Escola está localizada na Avenida Rio Branco, sem número, no bairro Centro, em Santa Cruz. Para contato com a chefia, o ramal disponível é o 255.

SAIBA+

UFRN está entre as 10 universidades com mais projetos na Chamada Universal da CNPq

RN ganha destaque na COP 2025 com projeto da UFRN

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Atriz Tânia Maria é destaque em capa do New York Times

“Apesar de protegida pelos óculos escuros, Tânia Maria de...

Parnamirim lança plano pioneiro voltado à saúde mental de crianças e adolescentes

A saúde mental de crianças e adolescentes passou a...

Apoiados pelo PL, Álvaro Dias e Styvenson dizem não ser bolsonaristas

O ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o senador Styvenson...

Filme potiguar Mãe Santíssima estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O curta-metragem Mãe Santíssima, dirigido pelo cineasta potiguar Buca...

Prefeitura adia mais uma vez lançamento do edital de licitação do transporte

Antes previsto para janeiro, o lançamento do edital de...

Câncer é a principal causa de morte em 20 municípios do RN

Em 20 municípios do Rio Grande do Norte, o...

Federação com PT, PCdoB e PV quer dobrar número de deputados federais no RN

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB...

Intolerância religiosa ainda atinge terreiros e expõe racismo no RN

Em pleno século XXI, a intolerância religiosa segue sendo...

Acordeon ganha espaço na EMUFRN e reforça a identidade da música popular potiguar

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img