spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesKaiony Venâncio celebra Globo de Ouro e vê Agente Secreto no Oscar

Kaiony Venâncio celebra Globo de Ouro e vê Agente Secreto no Oscar

O anúncio das duas vitórias de Agente Secreto no Globo de Ouro, de melhor ator de drama para Wagner Moura e de melhor filme em língua não-inglesa, foi vivido de forma intensa e íntima pelo ator potiguar Kaiony Venâncio. Longe da cerimônia, ele acompanhou a premiação de casa, ao lado da esposa e da filha de 7 anos, mas com a mesma emoção de quem estava no salão principal da premiação.

“Eu e minha filha gritamos muito, especialmente pelo inesperado prêmio em Filme Internacional. Eu gritava em direção à rua para os vizinhos escutarem”, conta, entre risos. A cena doméstica contrasta com a dimensão histórica do feito, que consolida o filme brasileiro como um dos protagonistas da atual temporada de premiações internacionais.

Para Kaiony, o reconhecimento no Globo de Ouro é mais um capítulo de um percurso que vem sendo construído desde a estreia do longa em Cannes. “Desde o festival de Cannes o sentimento é de gratidão, de que todo esforço está valendo a pena”, afirma. A trajetória do filme inclui ainda premiações e reconhecimentos da crítica internacional, ampliando o alcance da obra e de seus artistas.

Ator formado e atuante no Rio Grande do Norte, Kaiony vê a conquista como uma confirmação da potência artística produzida no estado. “Essa conquista mostra que o RN consagra, sim, seus artistas”, diz. Ele ressalta que, antes mesmo da projeção internacional, já se sentia pertencente ao meio artístico local e nordestino, mas que a repercussão fora do país rompeu barreiras importantes. “Cannes, o Critics Award, os sindicatos dos críticos americanos e o Globo de Ouro furaram a bolha artística, me fazendo atingir um público heterogêneo, de diversas nacionalidades, como França, Austrália e Estados Unidos.”

Com Agente Secreto fortalecido na temporada de prêmios, o olhar agora se volta para a corrida ao Oscar. Kaiony demonstra otimismo e acompanha de perto as projeções. “O primeiro objetivo é repetir o feito de ‘Ainda Estou Aqui’ e ser indicado nas categorias Melhor Filme, Filme Internacional e Melhor Ator”, afirma. Ele ainda aponta possibilidades em categorias técnicas e criativas: “Temos chance de conseguir Roteiro Original e Direção para Kleber”. Para o ator, repetir no Oscar as vitórias do Globo de Ouro seria um feito “surreal”.

Questionado sobre a possibilidade de estar presente na cerimônia do Oscar, Kaiony mantém os pés no chão, mas não esconde a esperança. A decisão, segundo ele, depende da estratégia da produção e da distribuidora internacional Neon, que avaliam a agenda de divulgação do filme e do personagem Vilmar. Ainda assim, ele brinca com uma hipótese especial: “Se por um milagre espetacular eu for indicado a Ator Coadjuvante, aí com certeza eu irei”.

Trajetória

Kaiony Venâncio é multiartista, sendo ator, cantor, compositor, e produtor de cinema natural de Natal. Ao longo de sua trajetória artística, atuou em produções nacionais, como as séries Cangaço Novo e Maria e o Cangaço, e assumiu múltiplas funções no audiovisual, incluindo direção, roteiro, dublagem e preparação de elenco, além de trabalhar com formação artística e mentoria.

Ganhou destaque nacional ao interpretar o personagem Vilmar em O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho que vem conquistando premiações internacionais e colocou o artista potiguar no radar do público e da crítica. Formado em produção audiovisual pela UnP, ele também participou de outras obras cinematográficas e projetos que reforçam sua presença no cenário cultural brasileiro, sempre levando consigo a identidade e o talento do Rio Grande do Norte.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img