spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesMutirão Teimoso reúne arte, skate e debate político em Natal

Mutirão Teimoso reúne arte, skate e debate político em Natal

“A cultura de rua não é apática, não depende e nem deve esperar pelo poder público.” A afirmação é de Erre Rodrigo, artista e um dos organizadores do Mutirão Teimoso, que acontece no próximo sábado (24), na pista de skate da praia, em frente à comunidade de Brasília Teimosa. O evento surge como resposta direta ao que os organizadores classificam como falsos apoios institucionais e tentativas de controle sobre manifestações históricas da cultura urbana.

Segundo Erre Rodrigo em entrevista à Agência Saiba Mais, o mutirão é uma ação concreta de autonomia e ativismo. Para ele, a cultura de rua faz parte dos centros urbanos brasileiros há mais de quatro décadas e segue enfrentando legislações defasadas, ausência de políticas públicas efetivas e atrasos sistemáticos em mecanismos de fomento. “O poder público não deve ditar o que é a cultura de rua. Ele existe para garantir condições para que os fazedores de cultura possam criar”, afirma.

Confira a programação:

Com esse espírito, o Mutirão Teimoso propõe um dia inteiro de ocupação cultural, reunindo diferentes linguagens da cultura urbana. A programação inclui intervenções de graffiti e pixo, cypher de breaking, batalhas de slam e de rima, rodas de conversa, além de oficinas abertas de skate e patins street. A proposta é transformar a pista em um espaço vivo de troca, aprendizado e pertencimento, sem hierarquias impostas por agentes externos à cultura.

Além das ações culturais, o Mutirão Teimoso também incorpora a dimensão da solidariedade. Durante toda a atividade, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Ocupação de Mulheres Anatália de Souza, localizada no centro da cidade. A iniciativa dialoga com experiências anteriores de apoio mútuo entre coletivos culturais e movimentos sociais, reforçando a ideia de que a cultura de rua também é instrumento de cuidado coletivo e transformação social.

A programação tem início às 7h30, com um café coletivo, seguido da limpeza da pista às 8h. Em seguida, acontecem as intervenções de graffiti, oficina aberta de skate às 9h e almoço coletivo, com feijoada, às 11h. No período da tarde, a partir das 15h, ocorrem oficinas de patins street e de skate voltada para mulheres, além da cypher de breaking. Às 17h, a roda de conversa debate o ativismo e a autonomia da cultura urbana. O encerramento fica por conta da batalha de slam, às 18h, e da batalha de rima, às 19h.

O mutirão reúne coletivos e crews do Hip-Hop, do skate e da cultura urbana que atuam há anos no território, além de grupos mais recentes que surgem justamente desses encontros. Entre os participantes estão o Setorial de Graffiti Arte Urbana do RN, Coletivo MAR, NAIPES, ElasNuskt, Coletivo Mandume, Batalha da Virada, Extreme Bgirls, Mutirão Delas e a Batalha do Forte, que realiza sua primeira edição durante o evento e pretende manter a pista como espaço permanente de atividades voltadas para crianças e jovens da comunidade.

Os organizadores reforçam ainda o respeito às artes já existentes na pista, orientando que nenhuma intervenção apague ou sobreponha trabalhos anteriores. Mais do que um evento pontual, o Mutirão Teimoso se apresenta como um gesto político e cultural de ocupação da cidade, afirmando a cultura urbana como prática viva, autônoma e construída por quem a faz no cotidiano.

SAIBA+

Coletivo leva arte negra às escolas e desafia o currículo racista

Projeto Africores leva hiphop para Comunidade da África na ZN de Natal



Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Com aliança com Alves e Maia, Allyson Bezerra desmonta discurso anti-oligarquia

Pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, Allyson...

RN bate recorde de transplantes, mas falta de doadores limita avanço

O Rio Grande do Norte alcançou em 2025 o...

Sistema prisional do RN tem 370 aptos ao ensino superior

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para...

Álvaro Dias rumo ao Governo do Estado: com que moral?

*Por Marcus Demétrios(@marcusdemetrios) – Especialista em Gestão Pública e...

A revolta dos farialimers

Por Rômulo Sckaff Andando por São Paulo, me deparo com...

Organização e investimentos fortalecem início do ano letivo na rede pública de Parnamirim

Planejamento e prioridade à educação marcam o início do...

Trabalhadores por app protestam em Natal contra veto a projeto de pontos de apoio

Motoristas e entregadores por aplicativo realizam um ato público...

Obra aguardada há décadas, duplicação da BR-304 terá início no RN

A duplicação da BR-304, uma das obras de infraestrutura...

UFRN alcança conceito máximo em avaliação nacional dos cursos de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img