spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesFeira reúne artistas e produção independente em Natal

Feira reúne artistas e produção independente em Natal

A primeira Feira Estipe de Verão acontece no próximo sábado (7), das 10h às 18h, no Duas Estúdio, em Ponta Negra, reunindo arte, brechós, produção gráfica, comida e música em uma proposta que articula economia criativa e arte contemporânea em Natal. Idealizada pelo Estipe, espaço independente voltado à experimentação e ao fortalecimento da cena artística local, a feira marca uma nova frente de atuação do projeto, ampliando o diálogo com públicos diversos e criando oportunidades de circulação e renda para artistas e produtores independentes.

Segundo membra fundadora Maria Sucar, a realização da feira era um desejo antigo do grupo. “A feira era um projeto que queríamos fazer desde o início do Estipe. O espaço Duas tem um histórico de feiras que foi muito relevante pro cenário cultural natalense por anos, então sabíamos que era possível utilizar o espaço dessa forma e que há o interesse da população nesse tipo de atividade. Decidimos finalmente botar pra frente e começar a construir esse projeto esse ano”, afirma em entrevista à Agência Saiba Mais.

A Feira Estipe de Verão reúne mais de 10 expositores, com produções que vão de bazares e brechós a artes gráficas e comida. O evento também contará com bar e DJ set pensado para criar um ambiente de convivência ao longo do dia.

A iniciativa dialoga com outras ações do Estipe, como os Ateliês Abertos e as leituras de portfólio, que priorizam o encontro, a troca e o fortalecimento coletivo. “A feira está bem direcionada em alguns dos nossos maiores objetivos enquanto projeto, que é conhecer outros artistas, utilizar o espaço para ampliar essas vozes e movimentar coletivamente o cenário. Sempre pensamos em como usar o espaço e o projeto para auxiliar de alguma forma a formação e difusão dos artistas de Natal e a feira com certeza traz não apenas a visibilidade, como o apoio financeiro”, explica Maria.

SAIBA+ Ateliê aberto fomenta produção artística contemporânea de Natal

Dentro do campo da arte contemporânea e da economia criativa, a feira surge como um ponto de aproximação entre linguagens e públicos. A proposta inicial é trabalhar com um formato mais tradicional de feira, mas com planos de expansão. “Começamos com a ideia de fazer uma feira em moldes mais tradicionais, para podermos nos estabelecer no imaginário. Como pretendemos fazer uma vez por mês, temos muitas ideias para expandir a feira em um ambiente de difusão não apenas de produtos, mas de ideias e habilidades”, aponta.

Apesar de o Estipe ser formado por artistas contemporâneos, o grupo reconhece os limites desse nicho na cidade e aposta na feira como ferramenta de mediação cultural. “Gostaríamos de utilizar a feira para aproximar um público mais geral para o espaço, oferecendo futuramente cursos, conversas e apresentações. É um espaço que busca ocupar essas duas áreas que por vezes dizem ser tão diferentes, a economia criativa e a arte contemporânea, justamente para conciliar nosso objetivo de difusão de ideias com o propósito de formação de público para essas ideias.”

A criação de espaços de circulação e venda é vista como estratégica em um contexto de precarização do trabalho artístico. “Os artistas natalenses são financeiramente desamparados. A maioria depende de editais de auxílio à cultura que, apesar de muito importantes, são demorados e não garantem dinheiro entrando na conta. Feiras como essa ajudam os artistas a encontrar formas independentes de fazer dinheiro com a própria arte”, ressalta Maria. A ideia é que, no futuro, algumas edições sejam direcionadas a formatos específicos, como feiras gráficas voltadas à produção contemporânea.

Aberta ao público, a Feira Estipe de Verão se propõe a ser um espaço de encontro, descoberta e apoio à produção local. “A expectativa é que a feira seja um momento descontraído para conhecer e apoiar artistas locais, atingindo também públicos não tão familiares com a arte contemporânea. A feira é para todo mundo, com diversos produtos e trabalhos à disposição, para passar um dia tranquilo recheado de arte e cultura”, finaliza Maria Sucar.

Serviço
Feira Estipe de Verão
Data: Sábado, 7 de fevereiro
Horário: das 10h às 18h
Local: Duas Estúdio
Endereço: Rua Praia de Diogo Lopes, 2197, Ponta Negra, Natal

SAIBA+
Diálogo e criação: leitura de portfólios com inscrições abertas para artistas visuais em Natal
Setembro de Segunda Mão: moda sustentável com brechós, criadores e ativistas



Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

relatório será apresentado até 25 de fevereiro

O relatório da Comissão Especial Processante que analisa o...

“Pessoas preferem auxílios a trabalhar”, diz único deputado do RN contra “Gás do Povo”

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL), o único integrante...

Reitores do RN comemoram avanço de projeto que põe fim à lista tríplice

Reitores do Rio Grande do Norte celebraram a aprovação,...

Comissão vai discutir regulamentação do transporte por app em Natal

Uma comissão formada pela Prefeitura de Natal vai debater...

Hermano confirma convite para vice de Allyson, suspeito de receber propina

Após a sessão solene que marcou a abertura oficial...

Transcidadania qualifica pessoas trans e travestis com foco no mercado de trabalho

A certificação da Turma Jacqueline Brasil do Programa Municipal...

Arquivos de caso Epstein citam recrutamento de mulheres no RN

Arquivos do caso Epstein liberados pelo Departamento de Justiça...

Mulheres em situação de rua passam a ter fórum nacional de enfrentamento

É de conhecimento público o alarmante quadro de violência...

MPRN vai recorrer de decisão que liberou licenças para construções

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)...