spot_img
spot_img
PolíticaCâmara dos Deputados aprova castração química de pedófilos; proposta segue para o...

Câmara dos Deputados aprova castração química de pedófilos; proposta segue para o Senado

De acordo com o projeto, o cadastro nacional permitirá a divulgação de informações de condenados com trânsito em julgado por crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será responsável pela centralização dessas informações em uma plataforma, que incluirá dados de qualificação e fotografias dos condenados.

A castração química será aplicada cumulativamente às penas já previstas para crimes de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o texto aprovado, o procedimento será realizado por meio de medicamentos inibidores de libido, conforme regulamentação do Ministério da Saúde e observação das contraindicações médicas.

Controvérsias e críticas

A proposta de castração química foi incluída por meio de uma emenda de plenário, que inicialmente foi rejeitada pela relatora do projeto, Delegada Katarina (PSD-SE). Segundo ela, a emenda feria o acordo de líderes partidários para a votação do texto principal. Mesmo assim, o Partido Liberal (PL) apresentou um destaque para a votação do tema, que acabou sendo aprovado.

A deputada delegada Adriana Accorsi (PT-GO) criticou a estratégia, afirmando que o destaque não fazia parte do acordo previamente definido pelos líderes partidários. “Essa votação está desrespeitando a minha colega, Delegada Katarina, que colocou aqui que essa emenda não fazia parte dos projetos de lei acordados pelos líderes”, afirmou.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) também se posicionou contrária à castração química, alegando que a medida não contribuirá para a proteção de crianças e adolescentes. Ela destacou que os agressores podem utilizar outras formas, inclusive virtuais, para praticar a violência sexual. “O estupro hoje se dá de diversas maneiras. Há estupro até virtual. Resolver a questão peniana não resolve a cabeça do estuprador”, afirmou a parlamentar.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) classificou a proposta como “farsa” e “populismo penal”. Mãe de uma menina de quatro anos, ela defendeu que o enfrentamento ao abuso sexual passa pela prevenção e educação sexual nas escolas. “A política pública precisa resolver concretamente o problema da violência sexual contra crianças, que é uma epidemia no Brasil. Isso passa por prevenção e campanhas de conscientização”, declarou.

Por outro lado, o deputado Sanderson (PL-RS) defendeu a medida, destacando que a castração química é adotada em países como Estados Unidos, Rússia, Polônia, Israel e Indonésia. Para ele, o ideal seria a pena de morte para pedófilos, mas a castração química seria uma medida menos gravosa. “A castração química dará o resultado positivo, acabando com essa febre de pedofilia”, afirmou Sanderson.

Essa não é a primeira vez que o tema está em discussão. Em novembro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.035/2024, que inclui no Código Penal a autorização para consulta pública de dados de condenados por estupro, estupro de vulnerável e exploração sexual de crianças e adolescentes. A lei permite a busca por nome completo e número de CPF dos condenados.

Com a aprovação na Câmara, o projeto de castração química de pedófilos segue agora para o Senado. Caso receba o aval dos senadores, o texto será encaminhado à sanção presidencial.

Fonte: O Potengi

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img