As aulas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte terão início no dia 10 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2025. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec), os alunos terão um total de 200 dias letivos obrigatórios, distribuídos ao longo de quatro bimestres.
O cronograma escolar foi publicado no Diário Oficial do Estado em novembro de 2024 e prevê ainda jornadas pedagógicas e períodos destinados à formação contínua dos professores. A secretária de Educação, Socorro Batista, destacou a importância do calendário para o planejamento das ações educacionais, reforçando que ele foi elaborado para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, ao mesmo tempo em que respeita a obrigatoriedade dos 200 dias letivos.
O primeiro bimestre ocorrerá entre 10 de fevereiro e 25 de abril, seguido pelo segundo bimestre, de 28 de abril a 25 de julho. O terceiro bimestre será realizado entre 28 de julho e 2 de outubro, enquanto o último bimestre terá início em 6 de outubro e vai até 18 de dezembro. O calendário também inclui exames finais de 19 a 22 de dezembro, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 23.
O planejamento escolar também contempla os feriados e os recessos. O Carnaval será celebrado nos dias 3 e 4 de março, seguido pela Semana Santa nos dias 17 e 18 de abril. Entre os feriados nacionais estão Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e a Proclamação da República (15 de novembro). Além disso, o calendário inclui os feriados estaduais, como o Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (3 de outubro).
Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), as aulas também começam em 10 de fevereiro. O primeiro semestre será concluído em 28 de julho, e o segundo semestre terá início em 1º de agosto, com término em 23 de dezembro. As matrículas para o segundo semestre e validação de vagas para a EJA ocorrerão entre os dias 23 e 25 de julho.
Deixe um comentário