O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato a governador pelo PT, Cadu Xavier, utilizou as redes sociais para responder às críticas do prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), especialmente no que diz respeito à geração de empregos no Rio Grande do Norte.
.
Em entrevista à TV Ponta Negra, o prefeito defendeu que a centro-direita chegue a um consenso sobre o candidato de oposição para a disputa do Governo do Estado em 2026. Ele afirmou ser necessário “trazer o Rio Grande do Norte de novo ao desenvolvimento e à geração de emprego” e criticou a situação atual do estado. “Um estado tão rico não pode ficar na situação que está. Realmente, o candidato da centro-direita precisa ter compromisso em mudar essa situação em que se encontra hoje o Rio Grande do Norte”, disse.
.
Cadu Xavier rebateu lembrando que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado encerrou 2024 com saldo positivo de 34 mil empregos e que, até julho de 2025, já havia registrado mais de 10 mil postos gerados. “Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado. Um governo que não deixa mais empresas irem embora, como iam no passado, porque temos política tributária que atrai investimentos”, afirmou, citando o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi).
.
O Proedi concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou ampliam suas operações no estado e foi responsável direto por 46.784 empregos criados até julho de 2024, representando 56% dos postos formais da indústria potiguar. Atualmente, 295 empresas são beneficiadas pelo programa, contra 115 em 2019. Além disso, Cadu destacou que a atual gestão emite o dobro de licenças ambientais por ano em comparação aos governos anteriores. “Então, é melhor arranjar outro discurso para querer ganhar a eleição do que esse de que o Rio Grande do Norte está sem rumo”, afirmou.
.
Sobre a oposição, Paulinho Freire afirmou que espera que a centro-direita forme um palanque único, como na sua eleição à Prefeitura de Natal em 2024. O prefeito citou nomes como o senador Rogério Marinho (PL), o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e afirmou que pretende trabalhar para que os grupos se unam em torno de um único candidato, reforçando a expectativa de uma chapa forte para disputar o Governo do Estado.
Deixe um comentário