Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025 teve início nesta segunda-feira (7) em Natal. A imunização está disponível em 60 salas de vacinação da rede municipal de saúde, além de dois pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. O foco da campanha é proteger os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus da gripe.
Uma das principais novidades deste ano é a inclusão definitiva da vacina no calendário de rotina para três grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir dos 60 anos. Com isso, esses públicos passarão a ser vacinados anualmente, mesmo fora do período da campanha.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é vacinar cerca de 128 mil idosos, 8 mil crianças e 7 mil gestantes na capital potiguar. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% de cobertura entre os grupos prioritários, medida que contribui para a redução de internações e mortes por influenza.
Além dos grupos que passam a receber a vacina de forma rotineira, a campanha também contempla:
- Trabalhadores da saúde
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Professores da educação básica e superior
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios
- Pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
Ao todo, Natal recebeu um lote inicial de 50 mil doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e tipo B. A vacina pode prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos decorrentes da gripe.
Locais e horários de vacinação:
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h
- Midway Mall e Partage Norte Shopping: Segunda a sexta, das 13h às 20h; sábado, das 10h às 15h
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto, cartão de vacinação e, nos casos aplicáveis, um comprovante que ateste o pertencimento ao grupo prioritário.
O Dia D Nacional de mobilização está previsto para 10 de maio, quando as equipes de saúde vão intensificar as ações para ampliar a cobertura vacinal em todo o país.
Deixe um comentário