O cantor Milton Nascimento, aos 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), segundo reportagem publicada pela revista Piauí nesta quinta-feira (2). A condição neurodegenerativa é caracterizada pelo acúmulo anormal da proteína alfa-sinucleína no cérebro, afetando substâncias químicas essenciais e provocando alterações no pensamento, movimento, comportamento, humor e outras funções corporais.
.
O alerta sobre o estado de saúde do cantor surgiu a partir de observações do filho, Augusto Nascimento, que percebeu mudanças no comportamento do pai. “Notei que ele estava com pouco apetite, o olhar fixo em um ponto e certo esquecimento”, contou. Augusto também percebeu que Milton vinha repetindo as mesmas histórias, o que causou estranhamento, já que o artista é conhecido por narrar episódios diferentes de sua carreira musical.
.
Esses sinais foram percebidos após o desfile da escola de samba Portela, em que Milton foi homenageado na Marquês de Sapucaí, e após o lançamento do documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes.
.
Em abril deste ano, Milton passou por uma série de testes clínicos que avaliaram domínios cognitivos como atenção, cálculo, orientação espacial e linguagem. O diagnóstico de DCL se soma a outra condição descoberta em 2023, quando o cantor foi diagnosticado com Parkinson.
.
A demência por corpos de Lewy é uma doença complexa e progressiva, que exige acompanhamento especializado. Familiares e médicos monitoram de perto os sintomas, com foco em preservar a qualidade de vida do artista, referência da música brasileira, cuja carreira é marcada por décadas de sucessos e reconhecimento nacional e internacional.
Deixe um comentário