Os natalenses terão a oportunidade de conhecer de perto o Cisne Branco, considerado o “navio mais bonito da Marinha do Brasil”. A embarcação, que está atracada no Porto de Natal desde quarta-feira (17), abre suas portas neste domingo (21), das 10h às 17h, em uma visitação pública e gratuita em comemoração aos 25 anos de atividades.
.
Durante a visita, a tripulação formada por 84 militares receberá os visitantes e apresentará curiosidades sobre a vida a bordo, além de relatar experiências de navegação. O público poderá circular por praticamente todas as instalações externas, conhecer os três mastros, sendo o maior deles de 46,4 metros, altura equivalente a um edifício de 15 andares, e observar de perto as 32 velas do navio. Por questões de segurança, a Marinha recomenda o uso de calçados fechados e sem salto.
.
Cisne Branco
Construído em 1998 e incorporado à Marinha em fevereiro de 2000, o Cisne Branco tem a silhueta inspirada nos veleiros Clippers do século 19, unindo tradição e tecnologia. Conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o navio tem papel central na formação de jovens marinheiros, na preservação das tradições navais e na promoção da cultura oceânica junto à sociedade.
.
Na parte interna, os visitantes poderão conhecer espaços simbólicos como o lobby da Santa de Boa Esperança, trazida ao Brasil por Pedro Álvares Cabral, e o lobby da moeda, que remete à antiga moeda de 100 réis com a imagem do almirante Tamandaré, patrono da Marinha.
.
Segundo o comandante da embarcação, Eduardo Tozzini, capitão de Mar e Guerra da Marinha, a visita busca aproximar a população potiguar da tradição naval.
“As pessoas poderão visitar praticamente todas as instalações externas para ver as velas, os mastros e interagir com a tripulação. Tenho certeza de que a população vai gostar bastante. É um navio moderno, mas que remete às últimas embarcações a vela antes da navegação a vapor”, afirmou.
.
Tozzini reforça ainda a importância do mar para o Brasil: “Mais de 90% do comércio do País passa por ele. O Cisne Branco, além de preservar tradições, contribui para a formação de marinheiros e incentiva jovens a ingressar em escolas da Marinha. Queremos que a sociedade entenda essa relevância.”
.
Após a visitação em Natal, o Cisne Branco seguirá viagem até Fernando de Noronha, onde participará da 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (REFENO), um dos eventos náuticos mais importantes do Brasil.
Deixe um comentário