spot_img
spot_img
SaúdeGoverno do RN inaugura novo pronto-socorro de ortopedia em Macaíba

Governo do RN inaugura novo pronto-socorro de ortopedia em Macaíba

Na última sexta-feira (7), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte deu um passo importante para a melhoria da saúde pública estadual com a inauguração do primeiro serviço regional de ortopedia de baixa e média complexidade, localizado em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A unidade, instalada no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, tem como objetivo atender pacientes de seis municípios da região: Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Macaíba. Com essa nova estrutura, o Governo visa desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que, tradicionalmente, enfrenta alta demanda de atendimentos ortopédicos.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da inauguração, ressaltando o investimento de mais de R$ 500 mil para a criação do serviço. “Esta não é uma entrega qualquer. Investimos em um novo serviço que marca um passo decisivo na melhoria do SUS no nosso estado. O próximo passo será a construção do Hospital Metropolitano”, afirmou Fátima Bezerra.

O novo serviço de ortopedia conta com uma infraestrutura moderna e equipada, que inclui um centro cirúrgico, oito leitos de enfermaria, dois consultórios médicos e uma ampla gama de recursos para a realização de procedimentos como suturas, colocação de gesso e exames. A unidade terá capacidade para realizar uma média de seis cirurgias por dia, além de outros atendimentos.

A Secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, enfatizou que a criação do novo pronto-socorro ortopédico é uma medida estratégica para reduzir a sobrecarga no Hospital Walfredo Gurgel, que receberá apenas casos mais graves. “Nosso objetivo é aliviar a pressão sobre o Walfredo e garantir que os pacientes recebam o atendimento ortopédico de que precisam com mais agilidade e qualidade”, destacou Lyane.

A implementação do serviço foi viabilizada por um pedido formal da governadora Fátima Bezerra junto ao Ministério da Saúde, que garantiu o financiamento do projeto, com a liberação de mais de R$ 10 milhões para a continuidade das ações em 2025. De acordo com Jalmir Simões, superintendente regional do Ministério da Saúde, o Governo Federal reafirma seu apoio ao Rio Grande do Norte com o investimento em infraestrutura de saúde.

O novo pronto-socorro ortopédico é especialmente importante para a população da região, que agora contará com um atendimento mais próximo de casa, evitando a necessidade de se deslocar até Natal para cirurgias simples, que antes eram realizadas com longas esperas. A secretária Lyane Ramalho destacou ainda que, antes da inauguração, cerca de 30% dos pacientes ortopédicos atendidos no Hospital Walfredo Gurgel eram de casos considerados de baixa e média complexidade, que agora serão encaminhados para a unidade de Macaíba.

Com a inauguração dessa unidade, a Secretaria de Saúde do Estado espera uma redução significativa no tempo de espera dos pacientes, além de um atendimento mais eficaz e digno.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...

Ação artística ocupa Centro Histórico e debate memória de Natal

O Centro Histórico de Natal será tomado por arte,...

Câmara mantém vetos a leis de proteção às mulheres em Natal

A Câmara Municipal de Natal decidiu manter nesta semana...

o recomeço de Joalison através do Projeto Alvorada

Desde os 12 anos de idade, Joalison da Silva...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img