Portal

ZN

Hospital Universitário realiza mutirão de consultas pediátricas neste sábado


O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá um mutirão de consultas ambulatoriais pediátricas neste sábado (22). A ação acontecerá das 7h às 22h, oferecendo 116 vagas para atendimento de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Os agendamentos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz, responsável pela distribuição das vagas. O objetivo da iniciativa é reduzir a fila de espera na especialidade pediátrica no Município. O mutirão ocorrerá no Ambulatório do hospital, com quatro consultórios funcionando simultaneamente durante os três turnos: manhã (48 atendimentos), tarde (48 atendimentos) e noite (20 atendimentos).

Equipe multidisciplinar e exames complementares

A mobilização envolverá não apenas pediatras, mas também uma equipe multiprofissional composta por profissionais das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Farmácia. Durante a espera, atividades lúdicas e educativas serão desenvolvidas para acolhimento das crianças e seus acompanhantes. Além disso, residentes de Pediatria e da Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil também participarão da iniciativa.

De acordo com Edson Mendes Marques, chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do Huab, crianças que necessitarem de exames laboratoriais ou de imagem, como raio-X, poderão realizá-los no mesmo dia ou por agendamento, conforme solicitação médica. “Caso seja necessário acompanhamento, os pacientes poderão retornar, sendo regulados pela Secretaria. Fizemos uma divulgação prévia junto à rede para garantir um quantitativo significativo de consultas e exames neste mutirão”, afirmou.

Importância da iniciativa para a saúde pública

Raissa Afonso da Costa, chefe da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), destacou que a iniciativa faz parte do projeto “Ebserh em Ação”, integrado ao Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames e Consultas Especializadas (PNRF) do Ministério da Saúde.

“Tais ações são fundamentais para humanizar o cuidado, otimizar os recursos públicos e cumprir a contratualização entre o Huab e o gestor municipal. Reduzir o tempo de espera dignifica a assistência, facilita diagnósticos precoces e melhora os prognósticos dos pacientes”, frisou Raissa.

Sobre a Ebserh

O Huab faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 45 hospitais universitários federais no Brasil, com foco no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *