Portal

ZN

Mais de 56 mil eleitores do RN podem perder título caso não regularizem situação


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou nesta terça-feira (11) que 56.807 eleitores do estado podem perder o título de eleitor caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio. O cancelamento ocorre para aqueles que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência nas últimas três eleições, considerando cada turno.

O eleitor que tiver o título cancelado ficará impedido de obter passaporte, assumir cargos públicos, matricular-se em universidades públicas e receber benefícios sociais do governo federal, além de não poder participar das próximas eleições.

Entre as zonas eleitorais do estado, a 69ª ZE, localizada em Natal, tem o maior número de eleitores em situação irregular, totalizando 4.860 títulos passíveis de cancelamento.

Quem não será afetado?

A regra não se aplica a alguns grupos específicos, como:

  • Pessoas menores de 18 anos;
  • Maiores de 70 anos;
  • Analfabetos;
  • Pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Como regularizar o título?

Os eleitores podem consultar e regularizar sua situação de diferentes formas:

  • Acessando o Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-RN;
  • Utilizando o aplicativo e-Título;
  • Comparecendo pessoalmente a um cartório eleitoral do estado.

O horário de funcionamento dos cartórios é das 8h às 14h em Natal e das 8h às 13h no interior do estado, de segunda a sexta-feira.

Para o atendimento presencial, é necessário apresentar um documento oficial com foto e, se possível, o título de eleitor ou o aplicativo e-Título, além de comprovantes de votação ou justificativa eleitoral. Caso haja multa, o eleitor deverá levar o comprovante de pagamento ou dispensa de recolhimento.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *