Portal

ZN

Natal elimina fila de creches e amplia acesso à Educação Infantil


A capital potiguar eliminou completamente a fila de espera por vagas em creches, garantindo acesso a todas as famílias que solicitaram matrícula para suas crianças. O feito é raro entre as capitais brasileiras e representa um avanço significativo no atendimento à primeira infância no município.

.

Dados de 2024 do estudo da ONG Todos Pela Educação mostram que o país ainda enfrenta desigualdades no acesso à Educação Infantil. Apenas 41,2% das crianças de até 3 anos estavam matriculadas naquele ano, abaixo da meta de 50% prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, a diferença de acesso entre crianças de famílias mais pobres e mais ricas aumentou de 22 para 29,4 pontos percentuais entre 2016 e 2024. Apesar disso, Natal vem mostrando resultados positivos, com planejamento e investimentos que permitiram zerar a fila das creches.

.

Segundo o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, em 2024, a cidade já havia atendido 100% da demanda manifesta para pré-escola e 75,6% para creche. Em 2025, toda a demanda por Educação Infantil foi atendida, e a fila por vagas foi extinta. As reformas e ampliações nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ampliaram a oferta de vagas, eliminando a necessidade de sorteios e assegurando que cada criança tenha garantido seu direito à educação.

.

A rede municipal de Natal oferece, em 2025, um total de 14.467 vagas para novos alunos: 5.108 para creche, 2.211 para pré-escola, 5.129 para o ensino fundamental e 2.019 para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *