A política no Rio Grande do Norte está em constante evolução, e uma figura em destaque para as eleições de 2026 é Nina Souza, vereadora de Natal e esposa do prefeito eleito, Paulinho Freire. Inicialmente, o plano político do grupo de Paulinho Freire incluía a candidatura de Nina à Assembleia Legislativa do Estado (ALRN), caso ele fosse eleito prefeito. Com a vitória nas urnas, entretanto, a estratégia foi revista, e Nina agora surge como forte candidata à Câmara dos Deputados.
A reviravolta: Nina para a câmara, Eriko para a assembleia
A mudança no curso de Nina Souza está ligada a uma inversão nos projetos políticos que envolvem outras lideranças do grupo de Paulinho. No desenho inicial, o nome de Eriko Jácome, presidente da Câmara Municipal de Natal, estava em destaque para pleitear a vaga de deputado federal, que hoje é ocupada pelo prefeito eleito. Enquanto isso, Nina teria o nome alçado à Assembleia Legislativa. Recentemente, fontes políticas confirmaram que os planos podem e devem mudar: Nina passa a concorrer à Câmara dos Deputados, enquanto Eriko disputaria uma vaga na Assembleia Legislativa.
Eriko, com experiência na política e conhecimento da dinâmica da ALRN, tem uma base sólida construída pela sua brilhante atuação como presidente da CMN, o que facilitaria sua adaptação à disputa estadual. Esse fator torna sua candidatura à Assembleia mais natural e viável.
O contexto favorável ao nome de Nina
A mudança de planos, que coloca Nina na corrida pela Câmara Federal, visa atender a uma série de necessidades e ajustes no tabuleiro político. Um dos principais motivos para a decisão de reorientar seu trajeto tem a ver com as dificuldades em sustentar sua postulação à Assembleia Legislativa, dado o número de aliados que também almejam uma vaga no legislativo estadual.
Paulinho Freire, que foi eleito com o apoio de deputados estaduais de Natal, como Adjuto Dias, Coronel Azevedo e Eudiane Macedo, enfrentaria desafios para viabilizar a pretensão de Nina à ALRN sem criar fricções internas em sua base. Outros nomes ligados ao grupo de Paulinho, como os vereadores Robson Carvalho e Camila Araújo, também estão em busca de uma cadeira na Assembleia, tornando a disputa interna mais acirrada e politicamente desconfortável.
Por outro lado, a opção de Nina à Câmara dos Deputados se configura como uma alternativa mais equilibrada. Ao lutar por uma vaga federal, Nina não precisaria dividir apoio com outros candidatos a deputado estadual e poderia fortalecer sua campanha por meio das alianças já firmadas, tanto em Natal quanto no interior, incluindo a possibilidade de dobradinhas eleitorais com aliados que vão em busca de assentos na ALRN.
Além disso, Nina já teve papel importante na eleição de Paulinho em 2022, coordenando ações no interior do estado e liderando adesões decisivas. Esse histórico facilita a construção de uma base eleitoral sólida, tanto em Natal quanto no interior, onde o grupo político de Paulinho tem presença.
Deixe um comentário